×

Programação da Semana Santa, em Itatiaiuçu

terça-feira, 24 de março de 15 às 09:29 | Atualizado às 09:48
Programação da Semana Santa, em Itatiaiuçu

Neste ano, gostaríamos de evidenciar o Ano da Paz, que tem como Lema: “Quem é de Deus, é da Paz”. Quem sabe, pudéssemos consentir que a Trindade Santa reacenda em nós a chama batismal e, a partir disso, nos tornássemos autênticos promotores da Paz do Senhor. Aonde quer que estejamos, temos que nos empenhar por ela: seja cultivá-la dentro de nós, em nossos lares, no ambiente de trabalho, em nossas igrejas (comunidades de fé), na sociedade. Não importa o lugar, em nós e por nós estará a possibilidade de uma realidade mais pacífica. Assim, venham, você e seus familiares, participar conosco desta semana santa. Que por ela consigamos nos desapegar dos vícios de nossos pecados, morramos para eles e, livres, consigamos fazer a experiência vital e restauradora do encontro com o Ressuscitado – por Ele nos tornamos uma nova criatura.

 

DIA 28 DE MARÇO (SÁBADO)
Neste dia, refletiremos sobre as sete dores de Nossa Senhora. Não devemos ficar presos ao sofrimento, à tristeza, às dores. Para além delas, há o horizonte da ressurreição de Jesus e a nossa possibilidade de também renascermos para uma vida mais plena de sentido e mais abundante de amor, alegria e paz. Maria Santíssima se torna exemplo e modelo de vida cristã, porque ela acolhe toda vontade de Deus e a guarda em seu coração, testemunha-a com gestos concretos de amor e solidariedade na dinâmica do serviço a Deus e aos homens, especialmente aos mais marginalizados e empobrecidos.

 

19h30min: Celebração da Santa Missa. Nesta, teremos a presença do casal Rosana e Brito, que nos dará o testemunho de fé diante os reveses da vida. Esse encontro se dará na igreja Matriz São Sebastião. Hoje, nesta celebração, daremos a bênção das velas, que serão entregues aos presentes, a fim de que possam acendê-las no Sábado Santo, na noite da Vigília Pascal.

 

 

DIA 29 DE MARÇO | DOMINGO DE RAMOS
Neste Domingo, aclamamos Jesus como o Messias que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar definitivamente o Reino do Deus! Os Ramos devem ser conservados como um sinal e testemunho da fé em Cristo e na sua vitória pascal.

 

8h: Início da celebração eucarística, com a bênção dos ramos em frente à igrejinha de Nossa Senhora do Rosário, que fica no bairro: Pio XII. Em seguida, procissão em direção ao Ginásio, onde daremos continuidade à Santa Missa. Pedimos para que as pessoas tragam os ramos para serem abençoados. A Celebração Eucarística terá continuidade no Ginásio Santino Mendonça Chaves.

18h: Missa em Vieiras

 

DIA 30 DE MARÇO |SEGUNDA-FEIRA SANTA
19h30: Santa Missa. Em seguida, procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores em direção à residência da Senhora Maria Filomena Ribeiro (Dona Lia). Rua: São Sebastião, n°: 223. Bairro: Centro. A Celebração Eucarística se dará na Matriz São Sebastião.

 

 

DIA 31 DE MARÇO | TERÇA-FEIRA SANTA
19h30: Santa Missa. Esta celebração terá caráter penitencial. Em seguida, procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos em direção à residência do Senhor Valdemar Medeiros da Silva e Senhora Luzia Joana de Medeiros (Dona Preta). Rua: Avenida José Francisco da Silva, n°: 455. Bairro: Centro.A Celebração Eucarística se dará na Matriz São Sebastião.

 

 

DIA 1º DE ABRIL |  QUARTA-FEIRA SANTA
19h30: concentração nas casas em que estão as imagens. Em seguida, saída em procissão em direção ao Ginásio Santino Mendonça Chaves. Faremos o encontro das imagens e das procissões em frente à igreja Matriz São Sebastião. Neste momento, teremos apresença da Corporação Musical Lira São Sebastião.Em seguida, seguiremos em direção ao Ginásio Santino Mendonça Chaves, onde celebraremos a Santa Missa. Neste dia, teremos a presença do jovem Dalmo, de Itaúna, que construirá a reflexão da noite.

 

 

TRÍDUO PASCAL


DIA 2 DE ABRIL  |  QUINTA-FEIRA SANTA
Cristo Sacerdote institui o sacramento do amor. Neste dia, fazemos memória da instituição da Eucaristia, do Sacerdócio como serviço a Deus e aos irmãos e irmãs e do Mandamento Novo: o amor, que liberta e promove vida em plenitude.


9h: Missa do Crisma, na Catedral Divino Espírito Santo, em Divinópolis. Esta celebração é a expressão viva do Povo de Deus reunido que está na nossa Diocese.
19h30: No Ginásio Santino Mendonça Chaves, Santa Missa da Ceia do Senhor com a encenação do lava-pés. Em seguida, procissão com o Santíssimo dentro do Ginásio Santino Mendonça Chaves, para ser adorado por todos da nossa comunidade.

 

 

DIA 3 DE ABRIL | SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR

Neste dia, a Igreja recomenda jejum e abstinência total de carne e acompanha em silêncio os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação até sua entrega total na cruz. Não se celebra missa ou qualquer outro sacramento. A celebração central deste dia é a das 15 horas, em que, segundo a tradição, Jesus morreu e esse encontro se divide em quatro partes: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz e Comunhão. É dia de total silêncio e reflexão.


6h: Caminhada, fazendo a experiência espiritual da Via-Sacra (caminho sagrado), saindo da Praça Jair Borges em direção ao Cristo. Convidamos os paroquianos para se unirem a nós, nesta caminha de oração. Responsáveis: todos os catequistas.


Obs.: por favor, trazer o livro da Campanha da Fraternidade, para que possamos juntos refletir as estações da via-sacra.

15h: Na Matriz São Sebastião, solene Celebração da ação litúrgica da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

19h30: Concentração no Ginásio Santino Mendonça Chaves. Em seguida, procissão do enterro pelas ruas da comunidade. Teremos a presença da Corporação Musical Lira São Sebastião.

 

 

4 DE ABRIL | SÁBADO |  VIGÍLIA PASCAL
Celebramos a Vigília Pascal. Fazemos a experiência do Deus que quer a vida e não a morte. O Círio Pascal, aceso com o fogo novo, luz que surge nas trevas, representa Cristo ressuscitado vitorioso, que vence a morte e se torna Luz verdadeira, que clareia o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer: Jesus é o princípio e o fim. Toda nossa história e nossa vida devem estar fundamentas em Jesus, pedra angular.


19h30: Bênção do Fogo Novo em frente ao Conselho Tutelar de Itatiaiuçu. Rua: Otávio Antunes Moreira, n°: 52. Bairro: Centro.Em seguida, procissão em direção ao Ginásio Santino Mendonça Chaves, para a celebração da Santa Missa. Nesta, faremos, juntos, a solene proclamação da Páscoa.

 

 

5 DE ABRIL  |  DOMINGO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR
8h: Missa no Curtume
10h: Missa no Rio São João
19h: Santa Missa na Matriz São Sebastião. Nesta, há um momento mariano: coroação da Mãe de Deus e nossa mãe. Em seguida, procissão com o Santíssimo Sacramento e com a imagem de Nossa Senhora. Trajeto: saída da Igreja Matriz São Sebastião e contorna toda a Praça Antônio Quirino da Silva. Depois disto, voltamos para a igreja Matriz. Nesta, daremos a bênção do Santíssimo. Essa caminhada será animada pela Banda de Música São Sebastião.

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

17 jul 15
21 jun 19
24 out 16
19 set 19

Parceiros