×

Programação da Semana Santa da Paróquia de São Sebastião, em Itatiaiuçu

sexta-feira, 18 de março de 16 às 11:58 | Atualizado às 12:33
Programação da Semana Santa da Paróquia de São Sebastião, em Itatiaiuçu

Dia 08 de dezembro iniciou-se, na Igreja, o Ano da Misericórdia. Um Jubileu Extraordinário instituído pelo Papa Francisco. Vivamos esse momento praticando as Obras de Misericórdia, a Confissão e a Peregrinação.


Pratiquemos as obras de misericórdia espirituais:
1-Dar bom conselho;
2-Corrigir os que erram;
3-Ensinar os ignorantes;
4-Suportar com paciência as fraquezas do próximo;
5-Consolar os aflitos;
6-Perdoar os que nos ofenderam;
7-Rezar pelos vivos e pelos mortos;

 

Pratiquemos as obras de misericórdia corporais:
1-Dar de comer a quem tem fome;
2-Dar de beber a quem tem sede;
3-Vestir os nus;
4-Visitar os doentes;
5-Visitar os presos;
6-Acolher os peregrinos;

 

Programação:



Domingo de Ramos | 20 de março
Neste dia, aclamamos Jesus como o Messias que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar definitivamente o Reino do Deus! Os Ramos devem ser conservados como um sinal e testemunho da fé em Cristo e na sua vitória pascal.

8h: Início da celebração eucarística, com a bênção dos ramos em frente à Creche Dona Geralda, na Avenida Duque de Caxias, nº418 - Centro. Em seguida, procissão em direção ao Ginásio, onde daremos continuidade à Santa Missa. Pedimos para que as pessoas tragam os ramos para serem abençoados. Faremos caminhada orante, animada pela Corporação Musical Lira São Sebastião até Ginásio Santino Mendonça Chaves.
Coral: Guerreiros da Oração

18h: Missa em Vieiras.

 

 

Segunda-feira Santa | 21 de março
19h30: Santa Missa. Em seguida, procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos em direção à residência da Senhora Rosânia Reis de Resende, Rua Maria Geralda Campos Resende, n°:164 . Bairro: Centro, em frente ao Posto Sete Estrelas. A Celebração Eucarística se dará na Matriz São Sebastião.
Coral: São Judas Tadeu.
DIA 22 DE MARÇO/TERÇA-FEIRA SANTA

19h30: Santa Missa. Em seguida, procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores em direção à residência da Senhora Guiomar Marques de Oliveira, Rua: Otavio Antunes Moreira, n°:374, Bairro: Centro. A Celebração Eucarística se dará na Matriz São Sebastião.
Coral: Renascer




Terça-feira Santa | 22 de março
19h30: concentração nas casas em que estão as imagens. Em seguida, saída em procissão em direção ao Ginásio Santino Mendonça Chaves. Faremos o encontro das imagens e das procissões em frente à igreja Matriz São Sebastião. Em seguida, seguiremos em direção ao Ginásio Santino Mendonça Chaves, onde celebraremos a Santa Missa.
 

 

Quarta-feira Santa | 23 de março
9h: Santa Missa com o Sacramento da Unção dos Enfermos.
19h30: Procissão do Encontro.



Quinta-feira Santa | 24 de março
Cristo Sacerdote institui o sacramento do amor. Neste dia, fazemos memória da instituição da Eucaristia, do Sacerdócio como serviço a Deus e aos irmãos e irmãs e do Mandamento Novo: o amor, que liberta e promove vida em plenitude.

9h: Missa do Crisma, na Catedral Divino Espírito Santo, em Divinópolis. Esta celebração é a expressão viva do Povo de Deus reunido que está na nossa Diocese.

19h30: No Ginásio Santino Mendonça Chaves, Santa Missa da Ceia do Senhor com a encenação do lava-pés. Em seguida, procissão com o Santíssimo dentro do Ginásio Santino Mendonça Chaves, para ser adorado por todos da nossa comunidade.

 



Sexta-feira da Paixão do Senhor | 25 de março
Neste dia, a Igreja recomenda jejum e abstinência total de carne e acompanha, em silêncio, os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação até sua entrega total na cruz. Não se celebra missa ou qualquer outro sacramento.

A celebração central deste dia é a das 15 horas, em que, segundo a tradição, Jesus morreu e esse encontro se divide em quatro partes: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz e Comunhão. É dia de total silêncio e reflexão.

6h: Caminhada, fazendo a experiência espiritual da Via-Sacra (caminho sagrado), saindo da Praça Jair Borges em direção ao Cristo. Convidamos os paroquianos para se unirem a nós, nesta caminhada de oração.

15h: No Ginásio Santino Mendonça Chaves, solene Celebração da ação litúrgica da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Coral: Acordes Divinos.

19h30: Concentração no Ginásio Santino Mendonça Chaves. Em seguida, procissão do enterro pelas ruas da comunidade. Teremos a presença da Corporação
Musical Lira São Sebastião.

 

 

Sábado Santo | 26 de março
Celebramos a Vigília Pascal. Fazemos a experiência do Deus que quer a vida e não a morte. O Círio Pascal, aceso com o fogo novo, luz que surge nas trevas, representa Cristo ressuscitado vitorioso, que vence a morte e se torna Luz verdadeira, que clareia o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer: Jesus é o princípio e o fim. Toda nossa história e nossa vida devem estar fundamentas em Jesus, pedra angular.
19h30: Bênção do Fogo Novo em frente ao SINE. Rua: Itaúna, n°:97 - Centro. Em seguida, procissão em direção ao Ginásio Santino Mendonça Chaves, para a celebração da Santa Missa. Nesta, faremos, juntos, a solene proclamação da Páscoa.



Domingo da Páscoa | 27 de março
8h: Missa, no Curtume

10h: Missa, no Rio São João

19h: Santa Missa na Matriz São Sebastião. Nesta, há um momento mariano: coroação da Mãe de Deus e nossa mãe. Em seguida, procissão com o Santíssimo Sacramento e com a imagem de Nossa Senhora. Trajeto: saída da Igreja Matriz São Sebastião, contornando toda a Praça Antônio Quirino da Silva. Depois disto, voltaremos para a igreja Matriz. Nesta, daremos a bênção do Santíssimo. Essa caminhada será animada pela Banda de Música São Sebastião.

Notícias Relacionadas

16 jul 18
25 out 16
30 jun 15
12 jan 18

Parceiros