×

Passagem da Relíquia de São Francisco de Assis, em Pará de Minas

quinta-feira, 18 de agosto de 16 às 10:10 | Atualizado às 10:00
Passagem da Relíquia de São Francisco de Assis, em Pará de Minas

Por ocasião do jubileu de 800 anos da Ordem Franciscana Secular, Pará de Minas obteve a graça de receber, na Matriz de São Francisco, a relíquia deste santo - um fragmento de osso. A relíquia, vinda de Assis, Itália, cidade onde nasceu e viveu Francisco, chegou no dia 11 de agosto, dia de Santa Clara. A chegada da relíquia foi um momento de muita emoção e devoção para os fiéis e membros da Ordem. Na parte da manhã, dos dias 11, 12 e 13, a relíquia ficou exposta para veneração. A Matriz de São Francisco ficou repleta de dezenas de fiéis. No período da tarde, ouvindo o apelo de sermos uma Igreja em saída, membros da Ordem visitaram, com a relíquia, os enfermos da paróquia e da Ordem Secular. Um momento de muita emoção. Também foram celebradas missas com a presença da relíquia na Comunidade de Santa Clara, nos Bairros Raquel e Dona Tunica. No sábado, dia 13/08, com a presença de dezenas de fiéis, a relíquia deixou a cidade de Pará de Minas rumo a Bom Despacho.

 

Mas por que a Ordem Franciscana Secular do Brasil está realizando a peregrinação da relíquia e imagem de São Francisco de Assis em todo território nacional?

 

Essa peregrinação ocorre em comemoração ao jubileu dos 800 anos da Ordem Franciscana Secular (conhecida como Terceira Ordem Franciscana), que ocorrerá em 2021. 'Eu vos anuncio uma grande alegria': aos 20 de maio de 1221 foi aprovado, pelo Papa Gregório IX, a 'Memoriale Propositi”, primeira regra aprovada pela Igreja, para os irmãos da Penitência, marco do início do ramo secular das três Ordens fundadas por São Francisco de Assis.

 

Para melhor celebrar tão grande momento da nossa história, o Conselho Nacional da OFS, pensou em fazer peregrinar por todas as fraternidades do Brasil uma imagem e uma Relíquia de São Francisco. Tanto a imagem quanto a Relíquia, um fragmento de osso de São Francisco, vieram de Assis, na Itália.

 

A peregrinação teve início no regional do estado de São Paulo, na fraternidade das Chagas do Seráfico Pai São Francisco, no dia 20 de setembro de 2015, e deverá terminar em 2021, ano jubilar, depois de ter visitado todas as fraternidades de todos os estados do Brasil.

 

 

Por Fernando Henrique Almeida

Notícias Relacionadas

05 mai 18
18 dez 17
15 jun 16
22 jul 16

Parceiros