×

Paróquia São Francisco - Pará de Minas

Paróquias

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora promoveu III Encontro Regional de Folia de Reis

segunda-feira, 16 de dezembro de 13 às 08:48 | Atualizado às 15:05
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora promoveu III Encontro Regional de Folia de Reis

O dia dedicado aos Santos Reis é 06 de janeiro (Epifania do Senhor). Por diversas razões, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora antecipou a festa de Folia de Reis para  sábado, 15/12/2013. Pe. Gabriel considerou o mau tempo, previsto para janeiro, as viagens de férias e as atividades da paróquia e, por isso, promoveu hoje, o III Encontro Regional de Folia. Dos 12 grupos que confirmaram presença, nove compareceram para visitar o presépio e participar da missa.


A concentração com os foliões aconteceu na Praça do Presépio – Bairro Jardim das Piteiras, por volta de 15 horas. No local existe um Presépio Vivo formado com mais de 400 peças que se movimentam com a água da nascente local. O primeiro grupo que chegou para a festa  veio de Itaúna. Em seguida, chegaram outros grupos que vieram de diversos locais: Maravilhas, Catita, Chácara, Dores, Soledade, Onça do Pitangui, Coqueiros e Pará de Minas.


Pe. Gabriel recebeu os convidados e agradeceu a todos pela visita. Após a concentração, os grupos subiram pela Alameda das Aroeiras e fizeram duas paradas nessa rua. Na Rua José Simões também fizeram duas paradas. Chegando à Igreja, todos participaram da Santa Missa, que foi transmitida pela Rádio Santa Cruz. Uma chuva fina abençoou os foliões na  saída do Presépio , no Jardim das Piteiras. A Matriz Nossa Senhora Auxiliadora ficou lotada de gente.


Algumas pessoas vieram de longe para prestigiar o Encontro das Folias. Pe. Gabriel promoveu o primeiro encontro em 2002, o segundo em 2006 e hoje promoveu  o terceiro. No próximo ano, já estuda a possibilidade de  realizar  o IV Encontro.


A Folia de Reis é uma festa tradicional em todo o Brasil, na época do natal. Através de cantos, encenações e danças, os foliões recordam a visita dos reis Magos ao presépio de Belém. A Festa de Reis veio de Portugal e assumiu características brasileiras. Os cantos são simples e convidam à devoção. Tudo é muito bonito e, por isso, atrai sempre  grande número de pessoas.

Notícias Relacionadas

16 ago 13
30 mai 20
11 jan 18
04 out 18

Parceiros