A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), de Perdigão, realizou, na manhã do último domingo (26), em parceria com o Projeto Coração Verde, a Caminhada Penitencial Ecológica. A ação serviu para despertar a conscientização da população para a preservação da natureza, assim como a necessidade de revitalização do Rio Lambari e das matas ciliares.
Para os vicentinos, o objetivo também foi de chamar a atenção para a Campanha da Fraternidade, cujo tema deste ano é: “Biomas Brasileiros e Defesa da Viva” e o lema é: “Cultivar e Guardar a Criação”.
João Batista Hilário, presidente do Conselho Central, disse que a caminhada é mais uma ação vicentina que virou tradição e que todos podem participar.
“Este ano, como o tema da Campanha da Fraternidade é: ‘Biomas Brasileiros e Defesa da Vida’, nós contamos com a parceria da ONG Coração Verde no trabalho de conscientização e preservação do meio ambiente. Foi uma manhã gostosa de penitência, com participação de vicentinos e não vicentinos. Agradecemos a todos que contribuíram, de alguma forma, para que o evento acontecesse”, disse João Hilário.
Segundo os organizadores, cerca de 150 pessoas participaram da caminhada, que teve início às 7h, com saída da Praça da Matriz e destino à Ponte dos Crioulos, onde os participantes plantaram mudas de árvores, às margens do Rio Lambari.
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde acompanharam os caminhantes durante o percurso de, aproximadamente, sete quilômetros e duas horas e meia de duração.
Texto: Eduardo Canedo
Fotos: João Batista Hilário