×

Paróquia Nossa Senhora da Saúde celebra seus 140 anos

quinta-feira, 26 de fevereiro de 15 às 08:27 | Atualizado às 08:35
Paróquia Nossa Senhora da Saúde celebra seus 140 anos

Na noite de ontem, (25), a comunidade paroquial Nossa Senhora da Saúde, de Perdigão, compareceu em peso à sua Matriz para render graças pelos 140 anos da criação e instalação da  Paróquia.

 

Um Tríduo Festivo iniciou-se no domingo, (22), tendo como Presidente da Celebração o então Administrador Diocesano da Diocese de Luz, Revmº Padre Antônio Campos.
No segundo dia, a comunidade acolheu o Administrador Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis de Pará de Minas, Revmº Padre Elisvaldo Camilo de Souza, filho de Perdigão.


Encerrando o Tríduo, os paroquianos receberam a ilustre presença do Bispo Diocesano, Dom José Carlos de Souza Campos, que fez o descerramento da placa comemorativa dos 140 anos da Paróquia Nossa Senhora da Saúde (Notícia completa aqui).


Ao longo do dia, houve repique dos sinos e queima de fogos para homenagear à Nossa Senhora e a Paróquia. Antes da Santa Missa, aconteceu a Adoração ao Santíssimo, seguido pela Bênção.


A Celebração da Solenidade em comemoração ao aniversário da Paróquia foi presidida pelo Administrador Paroquial, Revmº Padre Hedvan Richardson Souza Lucas e contou com a participação do Maestro Samuel Lopes, de Pará de Minas, que abrilhantou a celebração.


Também foram abençoadas e entronizadas a imagem e Relíquia de Primeiro Grau da Bem-Aventurada Beata Nhá Chica, concedida pelo Bispo de Campanha, MG, Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho (OMF) à Paróquia Nossa Senhora da Saúde devido à crescente devoção da Paróquia à Beata.Outra grande notícia da noite, foi a recuperação do Primeiro Cruzeiro, grande Patrimônio da Paróquia, que ficava ao lado da Antiga Matriz, e que já se encontra em restauro e de forma legal, retornará à paróquia.


O empenho e dinamismo Padre Tiago van der Pauw, que permaneceu a frente da Paróquia por 45 anos foram lembrados, assim como Monsenhor Alfredo Dohr, outro grande benfeitor da Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Também receberam homenagens, Padre Hedvan e o Maestro Samuel Lopes, pelos grandes feitos na comunidade paroquial.
Ao final da celebração, um bolo foi distribuído defronte a Matriz, sob queima de fogos e animação da Lira Musical Nossa Senhora da Saúde.

 

 

A Paróquia Nossa Senhora da Saúde

 

A Paróquia Nossa Senhora da Saúde, foi criada em 25 de fevereiro de 1875, por Dom Antônio Ferreira Viçoso, Bispo de Mariana. Diversos Sacerdotes por ali passaram. Em 1917, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, passou a pertencer à Diocese de Luz.


Em 1949, chegava à paróquia Monsenhor Alfredo Dohr, que deu início à contrução da atual Igreja Matriz. Com a criação da Diocese de Divinópolis, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde passa a fazer parte da mesma. Atendendo ao pedido do Bispo da Diocese de Luz, Monsenhor Alfredo vai para a cidade de Lagoa da Prata, e em janeiro de 1960, vinha assumir a Paróquia Padre Tiago van der Pauw, da Congregação do Espírito Santo, onde permaneceu por mais de quatro décadas, sendo de grande importância não só na comunidade paroquial, como também na cidade de Perdigão.


Após o retorno de Padre Tiago para a Holanda, sua terra natal, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde teve à frente Padre Miguel Isidoro Braga pelo período de três meses, quando então veio Padre José Martinho Pereira, que permaneceu por seis anos até a vinda de Padre Hedvan Richardson Souza Lucas em 03 de agosto de 2011, onde permanece até hoje e tem se mostrado outro grande benfeitor desta comunidade paroquial.


Padre Hedvan, é responsável pelo projeto de revitalização da Igreja Matriz, recuperação e restauro de peças Sacras e principalmente, um grande trabalho pastoral junto à comunidade.


Deus seja louvado por estes 140 anos desta Paróquia dedicada à Mãe de Deus e nossa, sob o título de Senhora da Saúde.


Mais imagens da Solenidade dos 140 anos da Paróquia Nossa Senhora da Saúde AQUI.

 

 

 

Por Anna Paula Rodrigues.

Notícias Relacionadas

07 dez 18
23 nov 18
16 out 13
13 mar 16

Parceiros