×

Dom José Carlos realizará, no próximo final de semana, Visita Pastoral a Florestal

quinta-feira, 17 de setembro de 15 às 13:39 | Atualizado às 15:39
Dom José Carlos realizará, no próximo final de semana, Visita Pastoral a Florestal

A Visita Pastoral é uma visita canônica, portanto uma visita oficial, de cunho pastoral e jurídico, que o bispo diocesano faz à diocese toda ao menos a cada cinco anos (CDC 396). Na Visita Pastoral, o bispo realiza seu ministério, conhece e é conhecido pelo Povo de Deus, procurando viver conforme nos diz o evangelista São João 10, 27: "Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem". É o pai que vai ao encontro de seus filhos espirituais.



O bispo, como pastor, exerce, na Visita Pastoral, o seu múnus de ensinar, santiicar e reger, levando às comunidades o mandamento: "O Senhor visitou e redimiu o seu povo" (Lc 1, 68). É o momento para o bispo conhecer e amar aqueles a quem o Espírito de Deus o chamou para servir. É um tempo de graça e momento especial para o encontro e diálogo do bispo com os padres e fiéis.



Por isso, sua presença na Paróquia deve ser um sinal da presença do Senhor que visita o seu povo na Paz. A presença do bispo na comunidade paroquial revela a importância e beleza do testemunho de comunhão da Igreja à volta do seu bispo e da unidade da Igreja universal com sua Santidade o santo Padre, o Papa.



A Visita Pastoral traz benefícios espiritual e eclesial ao Povo de Deus. Todos são chamados a se envolverem na preparação de tamanho acontecimento. Ela deve ser vista como forma de articulação da pastoral de conjunto. É momento privilegiado para concretizar a Ação evangelizadora, colegial e orgânica, para que todos sejam um em Cristo.



A Visita Pastoral permite ao bispo avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral; a tomar conhecimento de tudo, dos passos concretizados e das dificuldades existentes no trabalho de evangelização.

 

E, no próximo final de semana, o Bispo de Divinópolis, Dom José Carlos, estará realizando sua oitava Visita Pastoral, agora, na Paróquia de São Sebastião, em Florestal.

 

 

DIA 18/9 SEXTA-FEIRA


11h: Chegada do bispo  na paróquia: casa paroquial.
11h45: Encontro e Almoço com o padre e funcionários da paróquia.
14h: Visita à APAE de  Florestal.
15h30: Encontro com as autoridades políticas (prefeito, vice prefeito, vereadores), autoridades civis (delegado, investigadores, escrivães e outros), Polícia Militar (comandante do destacamento e seus auxiliares), diretorias das escolas públicas municipal e estadual, UFV Campus Florestal e particulares (creches e pré escolas).
Autoridades públicas / sociais: (APAE, Lar Vicentino, Casa Lar Dos Meninos, Presidência do Conselho Vicentino, associações e cartório).

18h: Saída para a Comunidade de Ribeirão do Ouro.
19h: Missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Ribeirão do Ouro.
20h30: Jantar da casa da dona Lourdes e senhor Geraldo, em Ribeirão do Ouro.

 


DIA 19/09 SÁBADO


09h: Encontro com catequistas e as crianças da catequese paroquial, no centro pastoral.
10h: Visita ao Lar Vicentino Frederico Ozanan.
11h45: Almoço
14h: Visita à Casa Lar
15h: Reunião com o Conselho Pastoral e Administrativo paroquial e os demais conselhos e tesoureiros de todas as comunidades que compõem a paróquia.
19h: Santa Missa na Matriz
 

 


DIA 20/09 DOMINGO


08h: Santa missa, na Matriz, jjunto às crianças
10h: Santa Missa, na Comunidade de Cachoeira de Almas. Reunião com o conselho dessa comunidade.
12h: Almoço em Cachoeira de Almas,  na casa do Senhor João Silveira.
19h:  Santa Missa na Matriz e encerramento da visita pastoral de nosso bispo diocesano, Dom José Carlos.

 

 

Parceiros