×

Pastoral da Sobriedade realizou seu 4º Encontro Diocesano

sexta-feira, 10 de maio de 19 às 10:47 | Atualizado às 14:48
Pastoral da Sobriedade realizou seu 4º Encontro Diocesano

No último domingo, 05 de maio, em São Sebastião do Oeste, aconteceu o 4º Encontro Diocesano da Pastoral da Sobriedade. O trecho da Primeira Carta de Pedro orientou os trabalhos desse encontro: “Pois está escrito: sereis santos porque eu sou santo”  - 1 Pedro 1,16. A santidade foi o principal tema abordado, tendo como ponto de partida a Exortação Apostólica do Papa Francisco: Gaudete et Exsultate – sobre o chamado à santidade no mundo atual.

 

O encontro teve início com a Celebração Eucarística, na matriz de São Sebastião, presidida pelo Padre Gilmar, administrador paroquial da Paróquia de São Sebastião, de São Sebastião do Oeste, e assessor eclesiástico da Pastoral da Sobriedade na diocese. Partindo da reflexão acerca do amor, presente na liturgia do 3º Domingo do Tempo Pascal, Padre Gilmar  convidou  cada membro da pastoral, ao fazer a experiência do amor de Deus, favorecer com que cada irmão possa experimenta-lo.

 

Logo após a celebração, tivemos um momento de partilha, conversa acerca do que seria essa santidade, e quais são suas implicações no mundo atual. A parte da manhã foi conduzida pelo seminarista Leonardo, responsável em acompanhar a Pastoral da Sobriedade em âmbito diocesano. O seminarista refletiu sobre  quais seriam os desafios, e características do santo dos nossos tempos. Partindo do seguinte questionamento: Como vivo minha santidade? Divididos em grupos, cada membro da Pastoral da Sobriedade pôde fazer esse questionamento, de como tem vivido sua santidade, cada um, em seu contexto.

 

Na parte da tarde  Padre Gilmar trabalhou o documento propriamente dito sobre a santidade, escrito pelo Papa Francisco, no início desse ano. Tendo como condução da reflexão as bem-aventuranças, Padre Gilmar, à luz do documento Gaudete et Exsultate,  mostrou que a receita para ser santo está em cumprir e viver cada uma das bem-aventuranças apresentadas por Jesus, no Evangelho segundo Mateus.

 

O encontro encerrou-se com um momento orante. Cada grupo pôde apresentar suas interpretações, como viver a vocação à santidade  a partir de cada uma das bem-aventuranças. Os encontros diocesanos são para esses momentos de partilha onde, toda a pastoral diocesana reunida, pensa sua ação transformadora, na vida de tantos irmãos e irmãs, marcados pelo flagelo da dependência. 

 

Se você ainda não conhece a Pastoral da Sobriedade, curta a nossa página no Facebook @pastoralsobriedadediodiv, e conheça essa bonita e importante pastoral de nossa Igreja. Venha ser sobriedade você também.

 

POR LEONARDO ARAÚJO

Notícias Relacionadas

28 mar 16
10 jun 19
12 ago 17
03 fev 14

Parceiros