×

Dom José Carlos faz Visita Pastoral à cidade de Florestal

terça-feira, 22 de setembro de 15 às 10:42 | Atualizado às 18:52
Dom José Carlos faz Visita Pastoral à cidade de Florestal

De 18 a 21 de setembro, a paróquia de São Sebastião, em Florestal, recebeu, com muita alegria, a visita do Bispo Diocesano de Divinópolis, Dom José Carlos. Esta é a oitava Visita Pastoral de Dom José Carlos.

 

Juntamente com o Pároco, Pe. Rafael Caetano, Dom José realizou reuniões com autoridades políticas e associações da cidade. Amparado pelo documento 102 da CNBB, que trata da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, e da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, o Bispo pediu responsabilidade e cuidado com as questões ecológicas e, sobretudo, com os vulneráveis da sociedade. Ainda nomeou a corrupção como “mal-social” e pediu que se trabalhe a transformação da mentalidade política das lideranças.


Dom José também visitou algumas das principais instituições de Florestal. Conheceu as instalações, conversou com as diretorias e funcionários, e levou um afetuoso abraço aos atendidos pela APAE, Casa Lar e Vila Vicentina. Agradeceu àqueles que se doam aos cuidados dos irmãos, e pediu que confiantes em Deus continuem seus trabalhos.


Na programação Pe. Rafael quis que o Bispo se reunisse com as lideranças pastorais e de movimentos da paróquia. Na ocasião, Dom José Carlos falou das dificuldades e da importância de se ter fiéis comprometidos com a Igreja. Ainda pediu que façam da Igreja um lugar de todos, e feito por todos, por isso, é necessário que seja promovida a inclusão.


Em terras florestalences, Pe. Rafael e Dom José se reuniram com as crianças e catequistas em um belíssimo e alegre momento, oportunidade para exaltar a importância da oração e da família. Ainda celebraram em três comunidades, sendo: Comunidade Matriz de São Sebastião, Comunidade Nossa Senhora da Conceição, em Ribeirão do Ouro, e Comunidade São Sebastião, em Cachoeira das Almas (nas duas últimas, o bispo contou com a presença do Administrador Paroquial da Paróquia de São Pedro, em Pará de Minas, Pe. Antônio Paulo da Silveira, que é filho de Florestal).


A comunidade reunida viveu por três dias a presença marcante de seu bispo, que preocupado e próximo de todos, levou a Palavra de Deus, acolheu em Nome de Cristo, e abraçou como um pai e pastor. Dom José insistiu com veemência: “cuidem uns dos outros. Não permitam que ninguém sofra mais que o necessário”. E assim, na Celebração Eucarística da noite de domingo, (20), deu a visita pastoral a Florestal por encerrada.

 

 

Por Jardel Cássio

Notícias Relacionadas

22 jul 16
15 fev 17
03 fev 18
04 jun 15

Parceiros