×

Paróquia Nossa Senhora do Pilar - Pitangui

Paróquias

Clero Diocesano realizou Dia Missionário, na cidade de Brumadinho    

terça-feira, 02 de abril de 19 às 14:14 | Atualizado às 21:18
Clero Diocesano realizou Dia Missionário, na cidade de Brumadinho    

Desde o dia 25 de janeiro de 2019, a Diocese de Divinópolis tem sido solidária ao sofrimento do povo de Brumadinho-MG. Já aconteceram várias ações solidárias durante todo este período que sucedeu o rompimento da barragem de rejeitos na região do Córrego do Feijão. Diversas paróquias da diocese enviaram doações para a cidade. A Paróquia  São Gonçalo, de São Gonçalo do Pará, enviou uma grande doação para a cidade de Brumadinho. Clique aqui e confira.


Além da necessidade material, a cidade de Brumadinho sofre também com uma necessidade pastoral, através da escuta e oração. Portanto, a Pastoral Presbiteral da Diocese de Divinópolis, coordenada pelo Padre Carlos Antônio, pensou e organizou um Dia Missionário na cidade de Brumadinho, que pertence  à Arquidiocese de Belo Horizonte, sede da Província Eclesiástica a qual a Diocese de Divinópolis faz parte.  O Dia Missionário contou com a presença de 34 sacerdotes e do Bispo Diocesano, Dom José Carlos. 

 

As missões foram iniciadas na Matriz de São Sebastião. O Padre Renê Lopes, Pároco da Paróquia  São Sebastião, explicou um pouco do que a cidade tem sofrido nestes últimos meses. Padre Renê também falou da importância dessas ações missionárias para a cidade:

 

Em seguida, o Vigário Paroquial, Padre Thiago Augusto, explicou como funcionaria as missões da Diocese de Divinópolis.  Enquanto um grupo de sacerdotes ficaram atendendo confissões na Matriz da paróquia, outro grupo de padres e o bispo realizaram visitas às famílias que, de alguma forma, foram atingidas pelo rompimento da barragem da Vale. Divididos em grupos, ou até mesmo individualmente, os missionários visitaram famílias de diversos bairros da cidade e realizaram a escuta, o diálogo, encerrando com um momento de oração para as famílias que perderam algum ente querido.

 

Em entrevista, Padre Edmar Antônio, Pároco da Paróquia  Nossa Senhora da Piedade, em Itaúna, constatou o drama vivido pelas famílias. No vídeo, abaixo, Padre Edmar falou um pouco das missões:

 

Dom José Carlos, também, em entrevista, falou das missões da Diocese de Divinópolis na cidade de Brumadinho; assista:

 

A cidade de Brumadinho tem recebido este apoio material e pastoral de diversas (arqui)dioceses do Brasil. A Arquidiocese de Juiz de Fora, por exemplo, está em missão, em Brumadinho, desde a última sexta-feira, 29 de março. Segundo o arcebispo, Dom Gil Moreira, a Arquidiocese de Juiz de Fora enviará, mensalmente, durante todo o ano de 2019, um grupo de padres para prestar um serviço pastoral junto à Paróquia São Sebastião, de Brumadinho.

 

O Dia Missionário da Diocese de Divinópolis foi encerrado na Igreja de Nossa Senhora do Belo Ramo, com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom José Carlos e concelebrada pelos padres presentes. Confira, na íntegra, a homilia de Dom José Carlos:

 

 

Padre Philipe Fernandes, Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, de Cláudio, escreveu uma bela crônica relatando um pouco das missões na cidade de Brumadinho; clique aqui e leia a crônia "No Mar de dor, um mar de fé..."

 

POR TÚLIO VELOSO

Notícias Relacionadas

08 jul 16
12 abr 19
11 abr 18
26 fev 16

Parceiros