Neste primeiro domingo da quaresma, 1º de março, os coordenadores de pastorais e movimentos, conselho paroquial e comunidades, se reuniram em um retiro espiritual durante todo o dia. Refletindo sobre a missão de cada um, a ser instrumentos de Deus, as lideranças foram chamadas primeiramente a entregar aos pés de Jesus seus medos, suas imperfeições, suas recusas e impedimentos e se abandonar pedindo ao Senhor da messe para reconstruir e reconectar no que foi rompido, o que foi afastado. Momento forte diante do presença Salvífica do Santíssimo Sacramento.
O Retiro foi promovido pela Pastoral Vocacional paroquial, no intuito de renovar, abastecer as talhas e lembrar aos coordenadores que somos uma só igreja em vários braços de Pastorais, Comunidades e que nosso enlace com Jesus passa obrigatoriamente pelo irmão, pelas outras pastorais e agentes!
Erica Pontes e Flávio Oliveira conduziram lindamente as dinâmicas e palestras desde dia, trazendo reflexões importantes, de que a vocação de cada um centra-se no SERVIR, no coloca-se aos pés um do outro, para curar as falhas, a miséria que reside nele, ajudando, amparando e restaurando, para que unidos levem o evangelho em suas tarefas. Este momento foi um dos pontos altos desse retiro com a dinâmica em referência a Mulher pecadora, que adentra o recinto e beija os pés de Jesus. Erica Pontes tocou profundamente a todos com a atitude do carinho e beijo nos pés.
Padre Cristiano Alisson, administrador paroquial, salientou que o bom relacionamento com Deus nos leva ao compromisso com o próximo e essa atitude não deve ser diferente entre coordenadores. Citando as palavras do Santo Padre, o Papa Francisco, de que somos pó, somos cinzas mas que somos pó e cinzas muito amados por Deus, Padre Cristiano pontuou que o servir só tem sentido se Deus se faz presente e nos tem como instrumentos Dele para fazer o Reino acontecer.
E por sermos amados Deus nos confia tão sublime missão, de darmos continuidade a Cristo no mundo, na missão confiada!
O retiro foi encerrado com uma celebração Penitencial seguido da Santa Missa no Santuário do Senhor Bom Jesus.
Por Sheila Santos
Pascom - Paróquia do Senhor Bom Jesus