×

Paróquia Senhor Bom Jesus - Divinópolis

Paróquias

Orientações para celebrar a Semana Santa em família, a Igreja Doméstica!

sexta-feira, 10 de abril de 20 às 07:00 | Atualizado às 19:05
Orientações para celebrar a Semana Santa em família, a Igreja Doméstica!

“Esta santa solenidade não tem igual no decurso do ano. Esta festa nos sustenta no meio das aflições que encontramos neste mundo. [...] Congrega os que estão longe e reúne na unidade da fé os que, porventura, se encontram fisicamente afastados.” (Santo Atanásio, séc. IV)

 

Para que você e sua família vivam de forma mais espiritualizada a Semana Santa a partir do lugar onde vocês se encontrarem, seguem algumas orientações e sugestões para cada dia. O importante é zelar pela vida, em tempo de coronavírus, e zelar pela fé, no tempo intenso da preparação imediata e a celebração pascal:

 

  1. Domingo de Ramos e da Paixão:
    1. Coloque um ramo verde na porta, portão ou muro de sua casa ou apartamento. Sinal de sua participação neste domingo.
    2. Na hora da transmissão da missa de Ramos e da Paixão pela TV, rádio ou internet, prepare um pequeno altar, com uma toalha vermelha (cor litúrgica do dia), uma cruz, um belo ramo verde/vaso florido e a Bíblia, aberta no texto da entrada de Jesus em Jerusalém (Mateus 21,1-11). O ramo ou vaso será abençoado no início da celebração através das mídias.
    3. Terminada a transmissão da missa, coloque o pequeno altar com a cruz, o ramo verde/vaso e a vela onde a família costuma rezar. Acenda-se a vela quando alguém for rezar ainda neste dia.

 

 

  1. Segunda, terça e quarta-feira santa:
    1. Durante a transmissão e sua participação na missa pelas mídias, colocar, no cantinho de oração familiar, a vela acesa, o ramo/vaso abençoado no domingo e a cruz, se possível sobre uma toalha ou pano roxo (cor litúrgica destes dias).
    2. Rezar o Santo Terço após a celebração assistida/ouvida, já que não haverá procissões públicas.

 

 

  1. Ceia do Senhor:
    1. Início do tríduo pascal. Para este tríduo, vivemos uma quaresma de preparação.
    2. À noite, preparar a mesa da casa como se fosse para um café ou uma refeição. Participar da missa transmitida com piedade e atenção. Terminada a missa, a família (sem convidados para se evitar ajuntamento maior de pessoas) se senta para tomar a ceia doméstica.
    3. Antes da refeição, leiam o texto do lava-pés: João 13,1-15.
    4. Na porta principal da casa ou janela, colocar (ou pendurar) uma cruz para sinalizar que sua família está celebrando o tríduo pascal. Se possível ainda, faça um pequeno altar com uma toalha branca (cor litúrgica do dia), a Bíblia e a vela que acompanharam a semana até esta noite santa.

 

 

  1. Paixão e morte do Senhor (dia de jejum, abstinência de carne, oração e penitência):
    1. Preparar em algum lugar da casa, onde a família for rezar, um altar com a Bíblia e uma bela cruz com Jesus nela, sobre uma toalha ou pano vermelho (cor litúrgica do dia).
    2. Pela manhã, cada família poderia rezar a Via Sacra (pelo livro da Campanha da Fraternidade ou outro qualquer) ou acompanha-la por alguma transmissão (rádio, TV ou internet).
    3. Às 15h, ligar a TV, rádio ou internet, para a Celebração Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus. Abrir sua Bíblia no texto da paixão: João 18,1 – 19,42.
    4. Durante o silêncio de contemplação/adoração da cruz, fixem os olhos na cruz que está sobre seu altar doméstico. Jesus morreu por nós e para nossa salvação! Adore este mistério em silêncio, com reverência e gratidão.
    5. À noite, a família poderia rezar o Terço da Misericórdia diante do altar doméstico.

 

 

  1. Vigília Pascal:
    1. Preparar um altar com toalha branca (cor litúrgica desta noite), com flores, a cruz, uma vela nova (que será abençoada nesta noite; algumas paróquias oferecem ou vendem mini-círios), a Bíblia e um copo com águ
    2. A sua vela será abençoada como o Círio Pascal nas Igrejas, no início da Vigília.
    3. A água será abençoada durante a celebração para ser tomada e aspergida como recordação batismal.
    4. Deixe a Bíblia aberta no texto evangélico desta noite, a Ressurreição do Senhor (Mateus 28,1-10).

 

 

  1. Páscoa da Ressurreição:
    1. Mantenha o belo altar da noite anterior: flores, vela, cruz, Bíblia, água abençoada e, acrescentando agora, uma imagem de Nossa Senhor
    2. Participe da missa da Páscoa pelas mídias.
    3. Acompanhe a bênção do Santíssimo Sacramento dada neste dia.
    4. Em seguida, se houver após a missa um percurso com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da sua paróquia ou cidade, prepare-se para contempla-lo passando - quem sabe - na frente de sua casa.
    5. Organizar o almoço ou um café como refeição familiar para celebrar a Páscoa.
    6. Hoje celebra-se também o triunfo de Nossa Senhora. Diante do altar, a família poderia concluir o dia com o Santo Terço.

 

 

Que o Senhor Vivente nos faça experimentar sua presença invisível, vitoriosa e poderosa no seio da história humana, marcada por muitas sombras e vales de morte, e nos liberte dos males que nos afligem neste tempo.

A todos, feliz e santa Páscoa! Cristo vive e nós com Ele!

 

 

Setor litúrgico diocesano.

Com aprovação e recomendação de Dom José Carlos Campos, Bispo Diocesano.

Notícias Relacionadas

25 ago 13
19 set 19
10 mar 20
08 mai 15

Parceiros