×

Dom José Carlos realiza a sua primeira Visita Pastoral a uma paróquia da cidade de Divinópolis

segunda-feira, 24 de agosto de 15 às 15:26 | Atualizado às 09:40
Dom José Carlos realiza a sua primeira Visita Pastoral a uma paróquia da cidade de Divinópolis

A primeira Visita Pastoral do Bispo Diocesano, Dom José Carlos, na cidade de Divinópolis, começou na manhã do dia 21 de agosto. As 7 horas, o Bispo foi acolhido pelos padres Carlos Henrique e Edilson, por vários paroquianos e pela Banda de Música da Polícia Militar, na porta do Santuário do Senhor Bom Jesus, no bairro Niterói, onde, logo em seguida, conduziu um momento de oração, dando início à Visita Pastoral na Paróquia do Senhor Bom Jesus.

 

O primeiro compromisso de Dom José Carlos em sua sexta Visita Pastoral, após ser ordenado Bispo para a Diocese de Divinópolis, foi visitar algumas escolar que estão dentro do território paroquial. A primeira escola da lista foi a Escola Estadual Helena Antipoff, onde ele foi acolhido carinhosamente pelos alunos. Ainda, na E. E. Helena Antipoff, o Bispo recebeu várias homenagens dos alunos e da diretoria. Em seguida, o Bispo seguiu para a Escola Estadual São Vicente, sendoi recepcionado com música, cantada por três alunas da escola. Já, na terceira escola visitada, a Escola Estadual Nossa Senhora do Sagrado Coração, Dom José Carlos foi surpreendido com a música do Padre Alessandro Campos, cantada pelas crianças que estudam em tempo integral, na instituição. E, por fim, na Escola Antônio Olimpio de Morais, o Bispo, assim como em todas as outras escolas, falou da importância da educação, e frisou que, assim como aquelas crianças e adolescentes, ele também estudou em escolas estaduais.

 

E, para encerrar as atividades da manhã no primeiro dia de sua Visita Pastoral à Paroquia do Senhor Bom Jesus, Dom José Carlos se reuniu com os irmãos da Ordem Hospitaleira São João de Deus, refletindo a respeito dos planos e projetos que estão em seu coração  para as congregações religiosas da Diocese de Divinópolis. Após a reunião, o Bispo visitou alguns setores do Hospital do Câncer e do Hospital São João de Deus. Dom José Carlos também visitou a ACCCOM, sendo acolhido, com muita alegria, pela segunda vez. Segundo Dom José Carlos, os hospitais também são lugares em que a Igreja deve estar presente:

 

 

Dom José Carlos também acha muito importante a presença da Ordem Hospitaleira São João de Deus no hospital:

 

 

 

As atividades da parte da tarde começaram às 14h, no Centro Pastoral da Paróquia. O Bispo se reuniu com lideranças políticas, militares e civis da cidade de Divinópolis.

 

Às 15h30, Dom José Carlos presidiu a Santa Missa para os enfermos, concelebrada pelo padre Carlos Henrique. Na parte do primeiro dia de Visita Pastoral, o Bispo conduziu um momento de oração com as famílias da paróquia, no Santuário do Senhor Bom Jesus. As atividades do dia foram encerradas com um jantar, em uma casa de uma família da paróquia.

 

As atividades do segundo dia da Visita Pastoral começaram também às 7 horas, com uma visita a uma casa de uma família da paróquia. Em seguida, o Bispo conduziu um momento de oração com as Irmãs do Carmelo. As 9h30, foi a vez das crianças da catequese se encontrarem com o Dom José Carlos. Após o encontro com as crianças, aconteceu a visita à Vila Vicentina e almoço com as Irmãs de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Já na parte da tarde, Dom José Carlos fez uma vsita à Comunidade de Santa Helena, Santa Edwiges, São Luiz Gonzaga, Nossa Senhora do Carmo e São Lucas. Durante a noite, Dom José presidiu a Santa Missa na Festa do Reinado, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

 

No último dia de sua Visita Pastoral à Paróquia do Senhor Bom Jesus, Dom José Carlos deu início com uma oração da manhã, na comunidade de Santa Clara. Logo em seguida, visitou a comunidade de São Simão e Nossa Senhora da Abadia. As 9h30, o Bispo ministrou o Sacramento do Batismo para  várias crianças, no Santuário do Senhor Bom Jesus. Dom José ainda reuniu com as lideranças das pastorais e movimentos da paróquia e com o Conselho Pastoral. As 18h, centenas de jovens se reuniram com o Bispo, no Santuário. O bispo conduziu um momento de oração com toda a juventude. A Visita Pastoral foi encerrada com a Santa Missa, às 19h. Sem dúvidas, foi um momento muito marcante para toda a comunidade paroquial. 

 

Dom José Carlos conversou com a nossa equipe e fez um balanço de suas Visitas Pastorais às paróquias da Diocese; ouça:

 

 

POR TÚLIO VELOSO

Notícias Relacionadas

24 abr 15
22 set 17
14 fev 14
30 abr 19

Parceiros