×

Paróquia São Cristóvão - Divinópolis

Paróquias

Religiosos e religiosas se reuniram para celebrar o Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis

domingo, 03 de fevereiro de 19 às 09:52 | Atualizado às 18:05
Religiosos e religiosas se reuniram para celebrar o Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis

Neste dia 2 de fevereiro, a Igreja celebra a Apresentação de Jesus no Templo, quando se realizou o encontro com Simeão e Ana, o qual se entende como o encontro do Senhor com o seu povo, e também aconteceu o ritual de purificação da Virgem Maria. 

 

Neste dia, a Igreja recorda também o Dia Mundial da Vida Consagrada. 

 

“A vida consagrada não é sobrevivência, é vida nova. É encontro vivo com o Senhor no seu povo. É chamado à obediência fiel de cada dia e às surpresas inéditas do Espírito. É visão daquilo que importa abraçar para ter a alegria: Jesus.”

 

Foi o que disse o Papa Francisco na homilia da missa na tarde deste sábado, 2,, celebrada na Basílica de São Pedro com os membros dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica.

 

Na Diocese de Divinópolis, o 23º Dia da Vida Consagrada foi celebrado no Centro Diocesano de Pastoral. Vários religiosos e religiosas se reuniram também para celebrar o Jubileu de Diamante da diocese.

 

Na oportunidade, os religiosos e religiosas presentes participaram de uma formação ministrada pelo Fráter Henrique, que é da Congregação de Maria Mãe da Misericórdia e trabalha, como religioso, na região de Igarapé, principalmente com a pastoral carcerária. 



Fráter Henrique falou sobre o documento final do Sínodo dos Jovens, realizado em outubro de 2018.

 

Na primeira parte do documento, intitulada “Caminhava com eles”, é apresentado o contexto no qual os jovens estão inseridos. Ressalta-se a Igreja em escuta, apontam-se “três juntas cruciais” e são abordadas questões como identidade e relacionamento, além do ser jovem hoje.

 

A segunda parte, “Eles abriram os olhos”, reforça o papel renovador da juventude na Igreja, “portadora de uma santa inquietude”. Acolhimento, respeito e acompanhamento ao dinamismo dos jovens são indicações deste trecho, que aborda o dom da juventude, o mistério da vocação, a missão do acompanhamento e a arte de discernir.

 

Por fim, em seu último título, “Partiram sem demora”, são pontuadas a sinodalidade missionária da Igreja, o caminhar juntos no cotidiano, o renovado ímpeto missionário e a formação integral. É desta parte do texto que sai o convite às Conferências Episcopais e às Igrejas particulares para prosseguir no processo de discernimento com o objetivo de elaborar soluções pastorais específicas à realidade juvenil.

 

O texto completo, em português, está disponível aqui.

 

O próximo evento celebrativo do Jubileu de Diamante será  nos dias 16 e 17 de fevereiro. Nesta data será celebrado  os 50 anos da Renovação Carismática Católica, junto às Novas Comunidades presentes na diocese de Divinópolis. O encontro será na Sacramento de Amor, em Divinópolis.

Notícias Relacionadas

26 jun 20
07 mai 15
12 out 16
03 dez 19

Parceiros