×

Padre Lúcio Camargos toma posse como administrador paroquial na Paróquia São Cristóvão, em Divinópolis

quarta-feira, 05 de agosto de 20 às 07:05 | Atualizado às 07:11
Padre Lúcio Camargos toma posse como administrador paroquial na Paróquia São Cristóvão, em Divinópolis

Em agosto comemoramos o mês vocacional; no primeiro final de semana, o dia do Padre. E estas datas marcaram a posse de Padre Lúcio Flávio Galvão Camargos como novo administrador paroquial da Paróquia São Cristóvão, em Divinópolis/MG, na missa do domingo, dia 02 de agosto de 2020, às 09h. Celebração presidida pelo vigário geral da Diocese de Divinópolis, Padre Paulo Sérgio Diniz Mendes e concelebrada por Padre Lúcio Flávio Galvão Camargos; Padre Júlio Antônio de Castro, vigário paroquial e outros padres. 

 

“A partir de agora, entre nós, o senhor será membro de cada família, compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias. Cuidará de nós como o Pastor que cuida e conhece cada ovelha de seu rebanho”, trecho do comentário inicial seguido pelo canto de entrada. “Antes que te formasse dentro do seio de tua mãe; Antes que tu nascesses, te conheci e te consagrei para ser meu profeta entre as nações eu te escolhi, onde te envio irás.  O que eu mando proclamarás”. E assim, logo após o canto foi proclamada a posse de Padre Lúcio como administrador paroquial. 

 

Padre Paulo Sérgio saudou os fiéis presentes na Igreja como também aos paroquianos em suas “igrejas domésticas” que acompanharam a transmissão da missa pelo Youtube da Paróquia, apresentando o nosso novo administrador paroquial. O vigário foranêo da Forania do Divino Espírito Santo, Padre Juvenil Batista da Cruz leu a provisão que logo após foi entregue ao Padre Lúcio que apresentou para a comunidade, recebendo salva de palmas. Padre Paulo Sérgio pediu orações ao Padre Lúcio, Padre Júlio e também ao Padre Moacir Tavares como para os demais padres neste dia histórico para a comunidade.  

 

O refrão orante cantando “Eis-me aqui ó Deus para fazer a tua vontade” recorda a passagem bíblica da ordenação presbiteral de padre Lúcio em outubro de 2012: “Fazei o que Ele vos disser”. Tal como os girassóis que ornamentavam o altar que transmitem luz e buscam energia um no outro. Assim, era aquela celebração resumida neste trecho do canto de comunhão: “Vou cantar teu amor, ser no mundo um farol. Eis-me aqui Senhor, vem abrir as janelas do meu coração”. Padre Lúcio é o nosso farol a nos guiar neste começo de caminhada na nova paróquia. 

 

Na homilia, Padre Paulo Sérgio recordou o início do mês vocacional e São João Maria Vianney, patrono dos padres, ressaltando a vida do sacerdote e das crianças que ensinaram a ele o caminho de Ars, na França; em troca São Vianney ensinou para elas, o caminho do céu. Também ressaltou a alegria de apresentar o novo administrador paroquial, Padre Lúcio. “Ele mais uma vez está respondendo ao chamado que a Igreja lhe faz para assumir esta missão, para servir a Igreja de Cristo aqui nesta Paróquia. Dizendo sim, se colocando à disposição para caminhar junto com esta paróquia, oferecendo seus dons e talentos, colocando seu ministério à disposição desta paróquia”, disse Padre Paulo Sérgio. Ainda na pregação, falou do chamado de escutar e colocar em prática a palavra de Deus citando o Evangelho de Mateus, da multiplicação dos pães, neste 18º Domingo do Tempo Comum. Ressaltando em três pontos: o ato de compaixão; “dai-lhes vós mesmos de comer” e a partilha dos pães e dos peixes como gesto de amor da multiplicação.  

 

No painel presente na Paróquia estavam homenagens e cartões das equipes que fazem parte da Paróquia. Já nos comentários da missa transmitida pelo Youtube (www.youtube.com/c/ParóquiaSãoCristóvãoDivinópolis), também chegavam várias manifestações de carinho dos fiéis e paroquianos dando as boas-vindas. 

 

Após a comunhão, teve uma homenagem da paróquia para saudar o nosso novo pastor. “Padre Lúcio, no convite da sua ordenação diaconal o senhor citou "somente vós sois meu Senhor, fora de vós não há felicidade para mim" e no convite de sua ordenação presbiteral: " Fazei o que ele vos disser". Com estas palavras, nós te abraçamos e recebemos com amor. Saiba que você é responsável por aquilo que cativas. Portanto, os desafios são muitos, mas tenha certeza que o senhor nunca estará só”. Seguido do canto que teve conexão com a fala de agradecimento do Padre Lúcio. “Tu és minha vida outro Deus não há, Tu és minha estrada a minha verdade, Em Tua palavra eu caminharei, Enquanto eu viver e até quando Tu quiseres”. 

 

Padre Lúcio agradeceu a todos pelo carinho e acolhida. "Tenho me sentindo muito bem acolhido por esta comunidade. Então, a minha palavra é de gratidão. Juntos caminharemos o tempo que Deus assim o quiser", disse ao agradecer também aos amigos, familiares e padres presentes e também se colocando à disposição da comunidade. Ele ainda lembrou que vem da comunidade de São Cristóvão em Pará de Minas e esta é a sua quinta paróquia. "Como ele foi aquele que conduziu Jesus, com certeza, nós conduziremos uns aos outros em Cristo que é a vida e salvação para todos nós”, finalizou sua mensagem final recebendo salva de palmas da comunidade.  

 

Padre Júlio, nosso vigário paroquial, leu o ato de posse e Padre Paulo Sérgio rezou uma ave-maria lembrando os padres do mundo inteiro. A benção final foi dada por Padre Lúcio direto da cadeira da sé paroquial na sua primeira benção na nova paróquia. 

 

Padre Lúcio, nós que somos gratos por ter a sua presença em nossa paróquia. Seja bem-vindo! 

 

Por MATEUS TEIXEIRA 

 

Notícias Relacionadas

30 jan 17
08 ago 19
22 ago 17
01 dez 16

Parceiros