×

Paróquia São Cristóvão - Divinópolis

Paróquias

Padre Adriano Oliveira fala sobre seu doutorado e a realidade da Europa abalada por onda imigratória

segunda-feira, 23 de maio de 16 às 00:01 | Atualizado às 08:22
Padre Adriano Oliveira fala sobre seu doutorado e a realidade da Europa abalada por onda imigratória

Pe. Adriano Oliveira estuda, atualmente, em Braga – Portugal e reside na Irlanda. Sua pesquisa teve início ainda em Belo Horizonte, quando fez o seu mestrado em Filosofia da Religião, a partir do “Tratado Lógico Filosófico” de Ludwig Wittgenstein.  Wittgenstein foi um pensador austríaco, filósofo da matemática, integrante do Círculo de Viena. Ele contribuiu para a renovação da Lógica, na década de 1920. É considerado um dos pais da filosofia analítica.

 

Tudo começou no final de 2013, a partir de uma conversa que teve com Monsenhor José Carlos, então Administrador da Diocese de Divinópolis. Nessa conversa, teve permissão para seguir seus estudos na Europa pois, em 2009, já havia concluído o mestrado, em Belo Horizonte.

 

No doutorado Pe. Adriano segue a mesma linha pesquisada no mestrado. A partir do autor em questão, pretende entender o “Cristianismo Prático”. Segundo essa ideia, muitos vivem a partir dos valores cristãos e não tem uma frequência à Igreja. O confronto da vida com a Palavra de Jesus se manifesta não pela pregação,  mas pela vivência ética dos ensinamentos de Jesus.

 

Residindo na Europa, Pe. Adriano percebe a grande preocupação dos europeus com os novos desafios de nosso tempo, sobretudo o desafio da imigração. Segundo ele, os Bispos da Irlanda pediram aos católicos que abrissem as portas para acolher os imigrantes. De fato, ninguém sai à toa de seu país. O imigrante, no entanto, não é alguém que está de passagem. Ele chega para ficar e deve assimilar uma nova cultura e nova realidade. Isso não é fácil.

 

Estando fora do Brasil, Pe. Adriano vê, com tristeza, as notícias de corrupção e de outras dificuldades. Mas, confessa que é uma pessoa de esperança e acredita que nosso país, brevemente, tomará novos rumos.  Ao término de seus estudos, retornará ao Brasil e, talvez, irá publicar sua tese. Seu e-mail para contato é:  pe. adriano1976@gmail.com

 

Notícias Relacionadas

27 mar 18
03 abr 15
02 ago 18
14 ago 18

Parceiros