×

Paróquia São Cristóvão - Divinópolis

Paróquias

Diocese de Divinópolis presente no Seminário do Fórum das Pastorais Sociais do Regional Leste II, da CNBB

quinta-feira, 10 de novembro de 16 às 01:00 | Atualizado às 18:06
Diocese de Divinópolis presente no Seminário do Fórum das Pastorais Sociais do Regional Leste II, da CNBB

Enquanto, aqui, em Divinópolis, acontecia a 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral, em Vitória, estado do Espírito Santo, acontecia o Seminário do Fórum das Pastorais Sociais do Regional Leste II, da CNBB. Nossa diocese de Divinópolis, estava, lá, representada.


No evento, que se deu de sexta a domingo, 4 a 6 de novembro, tivemos a oportunidade de aprofundar a ação pastoral da Igreja no Brasil, à luz da Carta Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, em diálogo com a   Campanha da Fraternidade 2017, cujo tema é “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida” e lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).
Nós, leigos da diocese de Divinópolis e outros leigos e presbíteros de 17 dioceses e arquidioceses de Minas Gerais e do Espírito Santo, tivemos a oportunidade de ter um primeiro contato com o tema da CF 2017 e de trocar experiências sobre a as nossas alegrias e dificuldades, enquanto Igreja que caminha.


Fazendo memória do maior crime socioambiental da história do Brasil acontecido em Mariana e que se estendeu por grande extensão do território  dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, devido ao rompimento da barragem de rejeitos Fundão, da Samarco, de propriedade da Vale/BHP Billiton do Brasil, as maiores mineradoras do mundo. O trágico evento criminoso, que justamente no dia 5 de novembro completou um ano, causando danos irreversíveis às populações e ao meio ambiente, ainda tem seus responsáveis impunes.


A primeira parte das reflexões, que tratou da Laudato Si, foi conduzida pelo frei Olávio Dotto O.F.M., assessor nacional das Pastorais Sociais da CNBB. Também colaboraram no desenvolvimento dos trabalhos, o Padre Nelito, da Diocese de Governador Valadares e a leiga educadora-assistente social, Tânia Siqueira, da Arquidiocese de Vitória, que abordou o tema da CF 2017.


O Seminário terminou com missa presidida pelo frei Dotto que, em sua homilia, à luz das bem-aventuranças, enviou-nos de volta às nossas dioceses e nos conclamou a sermos multiplicadores dos bens do Reino, de modo especial fazendo a nossa parte para que se mantenham ativas as pastorais sociais da Igreja no Regional.

 

 

 

Por: Geraldo Magela (representando a Equipe Permanente da C.F.) / Marcos Becão (representando a Equipe Diocesana de Redação).

Notícias Relacionadas

09 nov 18
10 jul 17
23 set 15
21 jul 17

Parceiros