Com a suspensão das aulas presenciais nas escolas como também dos fiéis nas missas em Divinópolis/MG, desde março de 2.020 por causa do coronavírus, a Paróquia São Cristóvão encontrou uma forma de continuar com a catequese: pela internet.
A coordenadora da catequese na Paróquia São Cristóvão, Sabrina Napoleão conta como surgiu à iniciativa. “A nossa paróquia se preocupou em como poderíamos chegar até nossas crianças. E então, resolvemos ir onde elas estão: internet e redes sociais. Assim, tendo em vista esta nova realidade, decidimos utilizar dessas ferramentas para ensinar um pouquinho sobre as coisas de Deus e da nossa Igreja, de forma interativa e criativa através de vídeos feitos com a participação dos nossos próprios catequizandos”, explica.
As tarefas realizadas pela catequese de forma on-line são várias, dentre elas: desenhos de tapetes para a Solenidade de Corpus Christi, terço para Nossa Senhora, um vídeo com as 12 promessas de Jesus para quem tiver a devoção ao Sagrado Coração, e desenhos com os dons do Espírito Santo em Pentecostes. As atividades, em vídeos ou fotos, são postadas nas redes sociais da Paróquia São Cristóvão, pelo Facebook (https://www.facebook.com/saocristovao.div/) como também pelo Instagram (http://instagram.com/paroquia_saocristovao.div/). E também são encaminhadas pelas catequistas para os grupos de WhatsApp dos pais. “Eles apresentam conteúdo de forma lúdica e convidativa para que as crianças aprendam, participem e se divirtam. Afinal, a catequese é uma atividade indispensável na vida do católico e não pode faltar”, conta Sabrina.
A catequese de forma presencial continuará suspensa, conforme o artigo 9 das “Novas Orientações Diocesanas ao Povo de Deus em Tempo de Pandemia” divulgada em 21 de junho de 2.020 pelo bispo Dom José Carlos.
Por MATEUS TEIXEIRA