×

Paróquia São Cristóvão - Divinópolis

Paróquias

Apresentado Dicionário online da História Cultural da Igreja na América Latina

terça-feira, 23 de dezembro de 14 às 00:50 | Atualizado às 16:18
Apresentado Dicionário online da História Cultural da Igreja na América Latina

O Pontifício Conselho para a Cultura apresentou, neste sábado, 20/12, o Dicionário online da História Cultural da Igreja na América Latina. Apresentamos, a seguir, a íntegra do comunicado de imprensa do referido Dicastério:


Este Dicionário de História Cultural da Igreja na América Latina nasce por iniciativa do Conselho Pontificio da Cultura, que convocou, em Lima, uma reunião de representantes das conferências episcopais da América Latina e Caribe, em Julho de 2006. Sentia-se a necessidade de oferecer ao público interessado na história da formação do Continente latino americano, um instrumento de fácil consulta, no qual se manifestasse a contribuição inquestionável que o fato cristão deu à identidade, unidade e originalidade da América Latina.
Naquela reunião foram-se perfilando, cada vez mais, os objetivos e o método. Convidava-se cada um a apresentar os contributos que haviam de ajustar-se a esta dupla modalidade: informações sobre fundos históricos pouco conhecidos de arquivos e bibliotecas e obras especificas sobre o assunto. Foram recebidas, lidas e comentadas indicações sobre possíveis artigos ou verbetes para o dicionário e várias comunicações que tocavam os mais diversos temas.


Relativamente a obras gerais, seja de análise como de síntese, existem histórias eclesiásticas e culturais gerais ou para cada pais, como também uma rica bibliografia especifica, no campo tanto civil como eclesiástico, dicionários bibliográficos e obras miscelâneas de naturezas diversas, mas falta um dicionário que recolha o papel do cristianismo no forjar do continente. Está claro que a historiografia cultural da Igreja na América Latina, atualmente, tem diante de si um campo vasto e complexo. Preparar um dicionário de fácil consulta para todos os públicos é uma empresa árdua, mas necessária. Por isso, resultava aconselhável uma obra bem classificada por artigos ou verbetes e dividida segundo alguns critérios de extensão (artigos maiores , intermédios e menores) tivesse presente o titulo que se queria dar ao Dicionário: Cultural da Igreja na América Latina, que, sem renunciar às sínteses dos grandes temas que pudessem apresentar-se, se caracterizava, porém, por um trabalho de confronto do material bibliográfico e de ordenação dos dados históricos já possuídos e elaborados.


O projeto inicial partiu do P. Bernard Ardura, premostratense, então secretário do P. C. da Cultura, sustentado pelo então Presidente Cardeal Paul Poupard. O projeto será logo apoiado pelo atual Presidente Sua Eminência o Cardeal Gianfranco Ravasi. Procurou-se em cada país latino-americano, através da Comissão da Cultura de cada Conferência Episcopal, um coordenador que se responsabilizasse por encontrar os colaboradores para os temas relativos ao seu país.


Resulta, evidente, que coordenar artigos e verbetes sobre argumentos muito diversos, dispersos por toda a área da geografia latino-americana e das Caribe, e alguns outros países como Espanha e Portugal ou os Estados Unidos da América, por razoes obvias dos seus vínculos históricos com o continente latino-americano, não é empresa fácil, vindo a constituir-se a dita circunstância um dos motivos que explicam a lentidão com que a obra procedeu, e de não poucas falhas que podem encontrar-se.

 


O título


Existem, aqui e acolá no mundo de língua espanhola e portuguesa, títulos como Enciclopédia da Religião católica; Dicionário de Ciências Eclesiásticas, Biografia eclesiástica, Dicionários Biográficos de personalidades nos diversos países, etc. Com estes dicionários ou enciclopédias coincide o nosso Dicionário ao exigir para os seus artigos a natural ordem alfabética e ao cingir-se a temas e verbetes de conteúdo eminentemente cultural e eclesiástico, pelo menos em alguma das facetas. O alcance do titulo, Dicionário de História Cultural da Igreja na América Latina resulta complexo e presta-se a que possam fixar-se ao dito conteúdo diferentes metas. O Dicionário tem por obejeto o papel e o influxo que o Cristianismo teve e continua a ter na criação da História Cultural do Continente Latino-americano. Não é um Dicionário da História Cultural genérica do Continente, mas especifica e relativa ao que o titulo indica. Logicamente, em muitos dos seus artigos entram temas, fatos e personagens que de uma maneira ou de outra tiveram relação de forma positiva ou negativa com esses aspeto histórico especifico do Dicionário. Em concreto, o principal  problema que deriva de semelhante titulação é se o Dicionário deva alcançar também temas mais amplos da história cultural do Continente. Não é este o objetivo do Dicionário. Por isso se impuseram criterios restritivos. Só em proporção muito pequena se poderão tocar temas do mundo cultural mais amplo por terem que ver direta ou indiretamente com o objetivo assinalado pelo Dicionário nos seus conteúdos específicos.


Quanto às línguas do Dicionário tendo presente a composição linguística majoritária da América Latina optou-se por respeitar as línguas usadas pelos autores dos verbetes: a espanhola e portuguesa. Depressa se viu a conveniência de apresentar o Dicionário em rede telemática em lugar da impressão em papel, que levaria um largo tempo de preparação e de espera. Assim o Dicionário irá crescendo com o tempo e alimentando-se com artigos que irão confluindo nele como afluentes de um rio. Estes novos artigos e verbetes seguirão os mesmos critérios de todo o Dicionário, mas poderão ser corrigidos e melhorados na medida em que os seus autores e a direção editorial o considerem oportuno. A intervenção nos artigos apenas será feita pelos autores e pela direção editorial do Dicionário. As correções metodológicas serão da responsabilidade da direção editorial. Nenhuma pessoa alheia poderá por isso intervir diretamente no mesmo, ainda que o Dicionário acolha as sugestões convenientes para a sua melhoria e as colaborações com novos artigos sobre argumentos específicos.

 

 

O conteúdo


O Dicionário não pretende fazer investigação de primeira mào sobre cada um dos artigos. O conjunto do Dicionário deveria oferecer uma panorâmica elementar sobre o tema de cada artigo, nos diversos setores da História Cultural da Igreja na América Latina. O que se intenta é isso: recolher em breves resumos os dados históricos já conhecidos e elaborados sobre fatos, instituições, personagens e assuntos culturais e eclesiásticos relacionados com o objetivo do Dicionário. Com estas distinções, mesmo sendo óbvias, pretende-se congregar os aspetos: os não biográficos, os temáticos e os biográficos. Contudo, a insistencia será mais sobre os assuntos histórico-culturais-eclesiásticos da História Cultural da Igreja na América Latina.


Interessa por em relevo que a principal preocupação na hora de recolher os ditos assuntos nos  correspondentes artigos se polariza para critérios que incluam não só os grandes acontecimentos e situações extraordinárias da Igreja latino-americana do ponto de vista cultural, mas também a sua vida testemunhal no campo da santidade reconhecida e da missão evangelizadora, da reflexão teológica, assim como as suas instituições ordinárias culturais e de caráter social. Com isto propõe-se que nenhuma manifestação cultural apreciável dessa Igreja, ao longo dos seus mais de quinhentos anos de vida, fique segregada. Não poucos artigos constituem pequenos tratados que dariam para bons ensaios; por isso, na sua redação entraram por vezes vários colaboradores, tratando um mesmo argumento sob diversos aspetos. Outros artigos não passam de um mero intento de recopilação ordenada, e que não pode, nem em quantidade nem em qualidade, aspirar a resultados definitivos. Quanto às biografias encontramo-nos perante varias soluções: faz-se referência a pessoas cujo peso na marcha da Igreja latino-americana foi claramente especifico e de influência notória positiva ou negativa.


Ao encerrar as nossas observações sobre o conteúdo do Dicionário, deve-se assinalar que sendo um  Dicionário “aberto” muitos outros temas específicos poderão ser nele incluídos. Tudo depende também do interesse que possa suscitar a iniciativa, tratando-se de algo totalmente voluntário e gratuito sobre uma abundante e rica história de temas, assuntos e pessoas da História Cultural da Igreja na América Latina”.

 


Site do Dicionário: www.enciclopedicohistcultiglesiaal.org

 

 

 

Fonte: Rádio Vaticano

Notícias Relacionadas

26 out 20
23 out 17
07 mar 18
23 ago 18

Parceiros