O rito da Vigília Pascal teve início às 19 horas, em frente à Catedral, com a bênção do Fogo Novo e a preparação do Círio Pascal.
Dom José Carlos benzeu o fogo e acendeu o Círio, marcou-o com a representação das cinco chagas de Cristo. Os fiéis entraram na Catedral seguindo a luz do Círio Pascal, carregada pelo padre Geraldo Maia. A Catedral, vazia, às escuras, simbolizava o mundo em trevas, sem Deus. Aos poucos, a Igreja foi lotando, sendo iluminada com luzes das velas acesas, a partir do “fogo Novo”, a luz de Jesus ressuscitado. “Pois, eis agora a Páscoa, nossa festa”, proclamou o bispo ao fim da Celebração da Luz.
Dando seguimento à Vigília Pascal, houve a liturgia da Palavra, liturgia Batismal, onde dom José batizou duas crianças da paróquia e liturgia Eucarística. Encerrou a Celebração dizendo que o “Senhor ressuscitou e caminha à nossa frente” e desejando a todos uma feliz e abençoada Páscoa.
Por Maria Teresa Fernandes