×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Vigília de Oração e Jejum pela Paz na Síria e no mundo. Pe.Lombardi ilustrou o programa aos jornalistas

sexta-feira, 06 de setembro de 13 às 10:38 | Atualizado às 13:56
Vigília de Oração e Jejum pela Paz na Síria e no mundo. Pe.Lombardi ilustrou o programa aos jornalistas

Na manhã desta quinta-feira, o P. Federico Lombardi encontrou-se com os jornalistas para explicar a dinâmica da Vigília pela paz de amanhã, 7 de Setembro. O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, dedicou a primeira parte da sua intervenção para esclarecer o encontro que D. Dominique Mamberti, secretário para as Relações com os Estados, teve com os embaixadores dos países acreditados junto da Santa Sé. Com os 71 diplomatas presentes nesse encontro foram abordados os temas do ecumenismo, da tutela das minorias e da necessidade da criação de estratégias que relancem uma cultura de paz. E ponto fundamental para a Igreja, neste particular, é a dimensão espiritual. Referindo-se a este propósito, o P. Lombardi deixou clara a principal mensagem que foi transmitida por Mons. Mamberti neste encontro acerca do Dia de Oração e Jejum do próximo Sábado:

"...voltou a insistir sobre a importância que o Papa atribui precisamente ao momento específico de oração, ao momento espiritual: o dia de Sábado é o coração deste compromisso que o Papa propõe para a paz, através da oração e do jejum: é preciso não esquecer esta dimensão.”

 


Na segunda parte deste encontro com os jornalistas o P. Lombardi deu mais pormenores sobre a Vigília de Oração e Jejum pela Paz na Síria a realizar na Praça de São Pedro: Desde logo, ficamos a saber que terá um forte sentido penitencial. Assim, 50 confessores estarão posicionados no Braço de Constantino, sob as colunatas, a partir das 17h45, até ao final da Vigília. Às 18h30, antes do início da Vigília, será lido o texto do Angelus do último domingo, quando o Papa lançou esta iniciativa. O início da Vigília, propriamente dita, será às 19h, com a saudação litúrgica do Papa.

 


A primeira parte da Vigília terá um caráter mariano estando presente o ícone da Salus Populi Romani, levado em procissão desde o Obelisco até ao Sagrado, acompanhado por Guardas Suíços e por jovens que farão uma homenagem com flores à Virgem Maria. Será então recitado o Terço. No final de cada Mistério, será rezada a invocação “Rainha da Paz, rogai por nós”. Após esta primeira parte mariana, o Papa Francisco fará uma meditação, o que deverá ocorrer entre 20h e 20h30. Após a meditação feita pelo Santo Padre, terá início a segunda parte da Vigília, que terá um caráter mais Eucarístico, com a exposição do Santíssimo Sacramento e a adoração eucarística dividida em cinco partes, e que terá leituras bíblicas sobre o tema da paz. Será proposto silêncio para a Adoração pessoal. Simbolicamente estarão presentes cinco casais provenientes da Síria, Egito, Terra Santa, Estados Unidos, Rússia.
O final está previsto para às 22h15. O Papa Francisco estará presente durante toda a Vigília.

 

 

 

Fonte: Rádio Vaticano

Notícias Relacionadas

30 set 16
02 set 13
20 out 16
06 set 14

Parceiros