×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Via-Sacra da Quaresma: Um forte momento de fé em Pará de Minas

sábado, 27 de fevereiro de 16 às 10:56 | Atualizado às 16:11
Via-Sacra da Quaresma: Um forte momento de fé em Pará de Minas

A Via-sacra é um antigo exercício espiritual, de cunho popular, muito apreciado pelo povo, sobretudo, no período quaresmal. Durante a oração revive-se os últimos passos de Cristo em direção ao calvário e recorda-se os fatos que marcaram esse caminho: As três quedas de Jesus, seu encontro com as mulheres de Jerusalém, com José Cirineu, com Verônica… São quatorze paradas com pausas para reflexão e a última parada medita-se sobre a ressurreição de Cristo e sua vitória sobre a morte. Facilmente, as pessoas se identificam com o Cristo sofredor pois cada um acaba carregando sua cruz, ao longo da vida.

 

Em Pará de Minas, acontecem diversas vias-sacras. Uma das maiores é coordenada por Pe. Gabriel e transmitida pelas Rádios Santa Cruz e Stilo FM. Ela tem início às 06 h da manhã, no início da escadaria que dá acesso ao Cristo, na Serra, onde, há meio século, foi construída a estátua do Cristo Redentor. Essa celebração acontece todo sábado da quaresma. No último sábado acontece uma confraternização com os fiéis. Uma coleta de solidariedade também é realizada no penúltimo sábado. Nesse ano de 2016, a coleta será destinada à Paróquia de São Pedro que está construindo a nova Matriz.


Sr. Alencar Domingos, 77 anos, é um dos devotos que sobem as escadarias rezando a via-sacra. Ele tem motivos para isso. Há pouco tempo sofreu um acidente, em Belo Horizonte, e,  por pouco, não voltou a andar. Mas, alcançou uma graça muito grande e, por isso, faz questão de testemunhar:

 

As crianças também rezam a via-sacra. Bárbara Ferreira, com apenas 07 aninhos, faz questão de acordar a mamãe, Dona Lúcia Ferreira, para irem à peregrinação. Ambas saem do Bairro União e se deslocam, bem cedinho, para a Serra do Cristo. Sem ajuda de ninguém, ela sobe todos os degraus da escadaria e, depois disso, ainda vai para a catequese. Ouçam o que ela disse:

 

Na manhã de hoje, a via-sacra contou também com as presenças de Pe. Daniel Leão e Pe. Aldair. Ambos se deslocaram de Mateus Leme para rezar com o povo, em Pará de Minas. Os dois sacerdotes são muito queridos na região. Ambos apresentam programas nas Rádios Santa Cruz e Stilo FM.


A via-sacra, em Pará de Minas, promete durar muitos anos. O grande número de crianças que a frequentam nos dão o direito de pensar assim. Deus seja louvado. Que esse seja mais um momento de crescimento espiritual do povo de Deus.

 

Fotos de: Filipe Carvalho

Notícias Relacionadas

31 dez 14
19 dez 18
02 out 18
24 fev 15

Parceiros