×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Semana Santa 2021 na Catedral Diocesana

terça-feira, 06 de abril de 21 às 10:45 | Atualizado às 10:46
Semana Santa 2021 na Catedral Diocesana

Infelizmente com a pandemia do novo coronavírus e em cumprimento às ordens sanitárias a Semana Santa de 2021 foi celebrada sem a presença dos fiéis, contudo mesmo estando em isolamento social não estamos e não estaremos sozinhos pois como disse o mestre Jesus: “Eis que estareis convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28-20). Tais palavras devem nos confortar pois nossa fé se baseia na escuta e vivência da palavra do Senhor vivo e ressuscitado!

 

Celebrando então a Semana Santa ou também chamada de Semana Maior, na Catedral o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor às 9h aconteceu a benção dos ramos realizada pelo nosso Bispo Dom José Carlos e logo após solene celebração eucarística. Segunda, terça e quarta-feira após a santa missa das 7h houve a veneração das imagens de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores durante todo o dia. Já na quinta-feira por ocasião da pandemia não houve na Catedral a Missa do Crisma em que o bispo se reúne com todo o clero diocesano, religiosos clérigos ou não e também com o povo de Deus, celebração esta a ser marcada em data futura, porém a igreja ficou aberta para a oração individual. À noite às 19 h aconteceu a solene Missa da Celebração da Ceia do Senhor presidida pelo bispo e concelebrada pelos padres Luís Carlos Amorim e Edilson responsáveis pela paróquia do Divino Espírito Santo e São Francisco de Paula. Na Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor a igreja ficou aberta para a oração individual e veneração das imagens do Senhor morto e de Nossa Senhora das Dores. Às 15h aconteceu a solene ação litúrgica presidida pelo bispo Dom José Carlos e concelebrada pelo administrador paroquial padre Luís Carlos. No Sábado Santo em que acontece a Vigília Pascal, teve início às 19h no interior da Catedral a benção do fogo novo, a preparação do Círio Pascal seguida dos ritos prescritos para esta celebração presidida pelo bispo Dom José Carlos e concelebrada pelo administrador paroquial padre Luís Carlos. No Domingo de Páscoa às 9h aconteceu na Catedral a solene celebração eucarística presidida pelo bispo Dom José Carlos e às 18h também na Catedral aconteceu a recitação do terço mariano feita pelo Padre Luís Carlos seguido da coroação a Nossa Senhora do Triunfo.

 

Todas as celebrações aconteceram seguindo todos os protocolos e orientações da Santa Sé e da vigilância sanitária municipal.

 

Agradecemos e pedimos graças e benções ao nosso Bispo Dom José Carlos que esteve conosco durante estes dias presidindo as solenes celebrações trazendo palavras de conforto, de esperança e de fé! Agradecemos também aos padres responsáveis pela Catedral, Luís Carlos e Edilson, aos cantores e leitores, a pastoral da equipe de celebração e demais pastorais, aos acólitos e também a mais nova pastoral paroquial da comunicação a Pascom, que desde o início da pandemia tem levado aos fiéis todas a celebrações via rede social, bem como os informativos e avisos paroquiais via redes sociais!! O nosso muito obrigado! Deus os recompense e abençoe por todo serviço prestado a causa do Reino! Feliz Páscoa!

 

Por Pastoral da comunicação da Catedral, Pascom!

 

Notícias Relacionadas

06 dez 18
04 mai 17
08 abr 19
09 nov 18

Parceiros