×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Semana das Dores lota a Catedral Diocesana

terça-feira, 24 de março de 15 às 13:39 | Atualizado às 18:23
Semana das Dores lota a Catedral Diocesana

Realizado sete dias antes da Semana Santa, o setenário ou semana das dores é uma celebração paralitúrgica, já que não está no calendário da igreja. Uma devoção popular e tradicional, existente em Minas Gerais, desde o século 18.


Na Catedral do Divino Espírito Santo, de Divinópolis, é realizada a semana das Dores, que consiste em sete missas que relembram e meditam sobre as dores de Nossa Senhora,  através de encenações.


As sete dores são Apresentação do Filho no templo, A fuga para o Egito, Perda do Menino Jesus, Doloroso encontro no caminho do Calvário, Aos pés da Cruz, Uma lança atravessa o Coração de Jesus e o sepultamento de Cristo.


Até sábado, dia 28, as encenações e pregações durante as missas acontecem na Catedral, sempre às 19h. Antes, às 18h30, os fiéis rezam o terço com a contemplação dos mistérios.

 

 


HISTÓRIA


O historiador e coordenador dos acólitos da Catedral do Divino Espírito Santo, Giulliano Vilano, explica que na Diocese de Divinópolis, o setenário mais tradicional acontece em Itapecerica. “É feito até hoje, todo em latim, na Igreja de Santo Antonio da Antiga Arquiconfraria do Cordão de São Francisco”, contou. Giulliano ainda falou sobre a irmandade. “Atualmente está adormecida, e o setenário é feito pela Paróquia São Bento”, disse.   Giulliano ainda falou que não há registros da data do começo deste patrimônio histórico religioso cultural imaterial do povo mineiro na cidade de Divinópolis. 

 

 

 


Texto: Mateus Teixeira

Fotos: Maria Teresa Fernandes

Notícias Relacionadas

27 nov 13
12 fev 14
18 jun 13
28 set 18

Parceiros