×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Poluição do Médio Paraopeba esquenta os debates na Assembleia Legislativa

terça-feira, 05 de novembro de 13 às 09:46 | Atualizado às 14:20
Poluição do Médio Paraopeba esquenta os debates na Assembleia Legislativa

Uma semana depois da audiência pública realizada em São Joaquim de Bicas, os impactos ambientais causados pela mineração desenfreada voltaram a ser discutidos na Assembleia Legislativa.

Ontem a deputada Maria Tereza Lara defendeu, mais uma vez, o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento da indústria mineradora. Dizendo-se impressionada com os estragos causados na região do Médio Paraopeba, ela está cobrando providências urgentes da Assembleia Legislativa e do próprio Governo de Minas.

A deputada não faz parte da Comissão das Águas, mas sua presença na audiência pública da última terça-feira foi a pedido do colega Almir Paraca que estava impossibilitado de comparecer. Maria Tereza ficou assustada com a triste realidade que evidencia o desrespeito às normas ambientais para a realização das atividades minerais. Ao fazer uma explanação do problema na Assembleia Legislativa, ela comentou a poluição hídrica provocada pela contaminação do solo e dos lençois freátricos, dizendo que as chuvas também arrastam os produtos químicos para os rios.

Outra conseqüência desastrosa tem sido o remanejamento das famílias que são obrigadas a mudar por causa da mineração. A agricultura familiar, por exemplo, que por mais de 20 anos sustentou muitas pessoas, acabou pela falta d’água. Apesar de reconhecer que muitos danos são irreversíveis, a deputada Maria Tereza (foto em destaque) disse que ainda é tempo de se fazer muito pela população dos municípios mais atingidos. No seu entendimento o grande desafio da sociedade é promover a convivência harmoniosa entre a preservação ambiental e o poder econômico porque o que se viu até agora foi apenas a ganância:

A deputada defende a mobilização permanente e intensa das prefeituras dos municípios do Médio Paraopeba, afirmando que nessa batalha o debate é imprescindível:

Nos próximos dias, a Assembleia Legislativa, através da Comissão das Águas, vai ouvir os empresários acusados da degradação ambiental do Médio Paraopeba.

 

Matéria veiculada no Jornal da Manhã da Rádio Santa Cruz AM - Pará de Minas - 05/11/2013

 

Fotos da Audiência Pública, na Comunidade de Nossa Senhora da Paz (São Joaquim de Bicas) - dia 22/11/2013

Notícias Relacionadas

07 jan 19
30 out 14
02 jul 15
21 out 15

Parceiros