×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Padre Carlos Henrique preside a primeira missa dentro do Campus Dona Lindu, da UFSJ

sexta-feira, 24 de abril de 15 às 08:31 | Atualizado às 09:15
Padre Carlos Henrique preside a primeira missa dentro do Campus Dona Lindu, da UFSJ

A noite da última quinta-feira (23), foi um marco para os alunos do Campus Centro Oeste Dona Lindu, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), em Divinópolis. Foi celebrada a primeira Santa Missa dentro do Campus. A celebração, que foi pensada pela coordenação do Grupo de Oração Universitário (GOU) "Peregrinos do Amor", aconteceu no Auditório da universidade e reuniu mais de 150 alunos, dos mais diversos cursos oferecidos pela instituição.

 

A Santa Missa foi presidida pelo Padre Carlos Henrique, Pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus, de Divinópolis. em sua homilia ele lembrou uma fala do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, onde ele falou que os jovens têm que sonhar alto. E o padre Carlos disse o mesmo aos alunos presentes, que no momento em que estão, eles têm por obrigação sonhar grande, tanto na vida profissional, pessoal e espiritual. 

 

Segundo a coordenadora do GOU "Peregrinos do Amor", Jéssica Andrade, 23 anos, mestranda em Biotecnologia, o grupo de oração da UJSF reúne, aproximadamente, quarenta alunos, todas as quartas-feiras, às 12h40, na Sala 102, do Bloco D.

 

Quem também esteve presente foi a Coordenadora Diocesana do Ministério das Universidades Renovadas (MUR) da Renovação Carismática Católica (RCC), Priscila Silva. Ela conversou com a nossa equipe de reportagem e contou como está a realidade dos GOU's na Diocese de Divinópolis:

 

 

Grupo de Oração Universitário - GOU

 

É uma célula fundamental da RCC e é o coração de todas as atividades de evangelização do MUR juntamente com o GPP. É uma comunidade universitária católica carismática, que se encontra para louvar e bendizer a Deus, onde se cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo.

 

O GOU é um encontro de oração, verdadeira acolhida, louvor, anúncio da Palavra, derramamento dos dons carismáticos, vivência do perdão, de curas, enfim, um local para que sejam experimentados o amor filial para com o PAI, a misericórdia e a Salvação de Jesus e o consolo do Espírito Santo. É uma reunião de cristãos que têm por objetivo louvar e bendizer a Deus, levando os participantes a uma experiência pessoal com o Deus vivo. A oração é o principal carisma nessas reuniões e acontece de diferentes formas, tais como: louvor, reconhecimento das graças recebidas por Deus, oração contemplativa, oração em línguas, petição de graças e de curas.

 

Ele tem nas suas reuniões de oração a sua atuação principal de evangelização querigmática (Jesus morto, ressuscitado e glorificado como Salvador, Senhor e Messias), e também de comunhão e participação, dentro de sua especificidade e mantendo-se a sua identidade católica carismática, na qual se insere no conjunto pastoral em espírito de serviço.

 

Geralmente, os grupos de oração universitário têm uma duração de 15 a 30 minutos, e segundo a Priscila Silva, mesmo com pouco tempo, muitas graças são derramadas:

 

 

Ministério das Universidade Renovadas - MUR

 

O Ministério Universidades Renovadas (MUR) é um Ministério da Renovação Carismática Católica (RCC) que tem como objetivo evangelizar com renovado ardor missionário, testemunhar Jesus Cristo e difundir a experiência de Pentecostes dentro das Universidades. Conciliando a "fé" e a "razão", o MUR tem também a missão de  transformar a sociedade e o mundo profissional através da experiência do "Batismo no Espírito Santo", e assim construir, como nos pedia São João Paulo II, a "Civilização do Amor".

 

O MUR surgiu como uma resposta da RCC ao desejo da Igreja em propor uma ação evangelizadora dentro das instituições de ensino superior, claramente expresso pelo apelo do Papa João Paulo II na carta Christisfidelis Laici: "A Igreja pede aos fiéis leigos pra guiados pela coragem e criatividade intelectual, estarem presentes nos lugares privilegiados da cultura, como sejam o mundo da escola e universidade, nos centros de pesquisa científica e técnica, nos lugares de criação artística e da reflexão humanista".

 

O Ministério Universidades Renovadas é formado por pré-universitários, estudantes, professores e servidores universitários, bem como profissionais formados que respondem aos crescentes desafios propostos pela Igreja Católica, principalmente os apresentados na Encíclica Fides et Ratio (Fé e Razão), para a Evangelização nas Universidades, tendo como base para isso uma forte experiência de Batismo no Espírito Santo.

 

Temos o sonho de renovar o mundo, começando pela renovação do coração até chegar à renovação das estruturas da injustiça, corrupção, poder, miséria e de tanta desigualdade social. Tudo isso porque acreditamos que a construção de uma sociedade mais justa e fraterna só será possível quando homens novos, à luz do evangelho assumirem seus postos na sociedade. E esses homens em sua maioria passam pela Universidade.

 

 

POR TÚLIO VELOSO

 

 

 

Notícias Relacionadas

22 abr 16
03 set 18
28 out 13
01 abr 14

Parceiros