×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Neste ano de 2020, a celebração do aniversário episcopal de Dom José Carlos foi on-line

terça-feira, 26 de maio de 20 às 08:00 | Atualizado às 18:50
Neste ano de 2020, a celebração do aniversário episcopal de Dom José Carlos foi on-line

Dom José Carlos Souza Campos, nasceu em Itaúna- MG, no dia 03/01/1968. É filho de: José Pinheiro Campos e Dona Piedade Souza Campos. Tem, atualmente, cinco irmãos, pois dois são falecidos.

 

Em 1983, entrou para o Seminário Diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, no seminário, em 1984 e 1985. Mudou-se para Belo Horizonte onde cursou filosofia e teologia. Fez seu curso de mestrado em teologia na Pontifícia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Sua tese trabalhou a seguinte questão: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30 de maio de 1993, portanto há 26 anos. Nos vídeos, abaixo, você confere como foi a ordenação sacerdotal de Dom José Carlos:

Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas. Trabalhou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, como professor de Língua Portuguesa. Lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região.

 

No dia 26 de fevereiro de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da Diocese de Divinópolis e, no dia 25 de maio do mesmo ano, foi ordenado bispo e tomou posse na Diocese, portanto há 5 anos. No vídeo, abaixo, você confere a mensagem do bispo por ocasião de sua Ordenação Episcopal:

 

 

Neste ano de 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, a celebração dos aniversários sacerdotal e episcopal de Dom José Carlos aconteceu sem a presença dos fiéis, sendo transmitida pelas redes sociais da Diocese de Divinópolis e da Catedral, e através da Rádio Divinópolis. 


Concelebrada pelo Padre Paulo Sérgio, Vigário Geral, pelo Padre Luís Carlos Amorim, Cura da Catedral, e pelo Padre Edilson Antônio, Vigário da Paróquia do Divino Espírito Santo, aconteceu  dentro da programação da novena do Divino Espírito Santo.

 

Assista a homilia de Dom José Carlos:

 

Ao final da celebração, o Padre Paulo Sérgio fez a Prece dos Presbíteros pelo seu Bispo:

Confira, na íntegra, o vídeo da missa em ação de graças pelos 6 anos de ministério episcopal de Dom José Carlos:

 

 

POR TÚLIO VELOSO

Notícias Relacionadas

16 ago 19
05 mai 15
06 abr 17
18 dez 19

Parceiros