×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Irmandade do Santíssimo, da Catedral: 66 anos de fundação

terça-feira, 24 de maio de 16 às 09:38 | Atualizado às 19:26
Irmandade do Santíssimo, da Catedral: 66 anos de fundação

Fiéis da Catedral estão se preparando para mais uma grandiosa festa. No dia 28 de maio, a Irmandade do Santíssimo, da Catedral, completará 66 anos de existência. A missa festiva acontecerá às 19 horas, com a presença de todos os membros e familiares da Irmandade.



Ao longo desses anos, foram mais de 7.000 horas de adorações ao Santíssimo Sacramento sobre o altar, e como consequência, muitas bênçãos e graças foram alcançadas. Os irmãos do Santíssimo participam, ativamente, de todas as novenas, procissões  e festas religiosas. O presidente atual da irmandade, Osvaldo Valério, fez um breve histórico da Irmandade e convida a todos para participarem da Adoração ao Santíssimo Sacramento, que acontece na Catedral, após a missa das 19 horas, no segundo sábado do mês.

 

HISTÓRICO DA IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO  CATEDRAL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

 

No ano 1934, existia um grupo de homens adoradores noturnos que fazia adoração em uma capela na paróquia de Santo Antônio (ainda antes do término da construção do Santuário). Este grupo, fundado pelo Frei Braz, tinha como membros alguns adoradores como: Osvaldo Fernandes da Costa, Cândido Januário Valério, Manoel José Ferreira, Raimundo Gontijo, José Otaviano Eloy, Vicente Ferreira Valério, José Valério e outros.


No ano de 1950, liderado pelo Irmão Vicente Ferreira Valério, seus irmãos, Manoel, Antônio, Januário e José Valério, juntamente com vários outros membros da adoração noturna do Santuário de Santo Antônio, resolveram criar a Irmandade do Santíssimo Sacramento na Matriz do Divino Espírito Santo.  Na época, o vigário era o Padre Hilton Gonçalves de Souza.


Na noite de 28 de maio de 1950, foi assim constituída, fundada efetivamente a Irmandade do Santíssimo Sacramento e eleitos os membros da 1ª diretoria, que ficou assim constituída:

 

Diretor Espiritual:  Padre Hilton Gonçalves de Sousa
Presidente:  Vicente Ferreira Valério
Secretário:  Otoni Olímpio de Oliveira
Tesoureiro:  Higino Pardini

Em seguida, os irmãos foram separados em 12 grupos. Cada grupo com um nome de Santo e dirigido por um irmão com o título de Apóstolo. Estes grupos seriam responsáveis por uma hora de adoração, que obedeceria a um rodízio mensal.


Naquela memorável noite, foi realizada a primeira adoração noturna, com grande número de irmãos e com muito entusiasmo.


As adorações ao Santíssimo eram no 2º sábado do mês, como é até hoje, com início após a missa das 19 h, sendo que cada grupo era responsável por um horário, indo até as 7 h da manhã de domingo, antes da missa que se iniciava neste horário e com intenção da Irmandade do Santíssimo, irmãos e seus familiares.  Isto aconteceu até meados de 1995, quando foi necessário passar os horários da adoração ao Santíssimo somente para a noite,de 20h as 24h, eliminando-se os horários da madrugada, devido à falta de segurança nas ruas em geral.


Atualmente, devido ao crescimento da violência nas ruas e da falta de segurança, a adoração acontece somente em um horário, após a missa das 19 h, do 2º sábado do mês.


Passaram, neste período de 66 anos da existência da Irmandade, alguns padres na antiga Matriz e depois Catedral, com a criação da Diocese de Divinópolis como: Padre Hilton, Padre Cristiano de Portela, que depois foi consagrado o primeiro Bispo com a criação da diocese de Divinópolis, Padre João Bruno, Padre Evaristo José Vicente, Padre Moacir Chagas Tavares, Padre José Carlos (atualmente o nosso Bispo Diocesano), com Padre Daniel, Padre Lúcio, Padre Geraldo Maia, com padre Washington e atualmente os Padres Luís Carlos Amorim e Padre Carlos Eduardo.


Todos os Padres que passaram pela Paróquia do Divino Espírito Santo tiveram muito carinho e respeito pela Irmandade. Porém, o que mais deu atenção e foi o maior benfeitor e com muita presença,  foi o Padre Evaristo José Vicente, que esteve na Catedral por 29 anos.


Durante estes 65 anos de existência, e principalmente no período em que era o vigário, Padre Cristiano Portela, junto com a Irmandade do Santíssimo, faziam romarias à varias cidades com inúmeros irmãos. Iam de trem, ônibus e carros nas cidades de Cláudio, Pitangui, Conceição do Pará, Santo Antônio do Monte, Itapecerica, Leandro Ferreira, Aparecida do Norte, Itaúna e outros.


A Irmandade do Santíssimo vem desempenhando, ao longo destes anos, um papel importantíssimo na paróquia do Divino Espírito Santo, além das adorações mensais, participa, efetivamente, das atividades, como retiros espirituais, Semana Santa, Páscoa, Festa de Pentecostes, Festa de Cristo Rei, Natal e outras festividades.


Também ajudam na compra de ornamentos para a igreja, na construção da igreja Frei Galvão, creches e com distribuição de cestas básicas.


Foi criado, também, um grupo em 2000, que reza o terço, uma vez por semana, nas residências  dos Irmãos ou familiares enfermos e/ou na casa de quem solicita.


Destacamos, desde a fundação, que o Irmão Adelino Alves, apóstolo do grupo São José que conseguia com sua persistência, dedicação e carisma, o comparecimento de mais de uma centena de adoradores nas adorações em seu horário, mesmo com chuva ou frio.


Durante muitos anos, era costume os irmãos acompanharem vestidos com  as opas enterros dos membros da Irmandade, que era em procissão, a pé.


Fazem parte da Irmandade, homens residentes em várias partes da cidade, que não medem esforços para participar das adorações e atividades da Irmandade.


Atualmente, a Irmandade está com mais de cem membros e com frequências  nas adorações de, aproximadamente, 70%.


Nestes 66 anos de existência, foram mais de 7.000 horas de adorações ao Santíssimo Sacramento sobre o altar, e como consequência, muitas bênçãos e graças alcançadas.


A Diretoria atual é assim constituída:

Diretor espiritual: Padre Luís Carlos Amorim
Presidente: Osvaldo Fernandes Valério
Secretário: João Batista de Carvalho Ribeiro
Tesoureiro: Edson Jose de Freitas

 

 

POR MARIA TERESA FERNANDES

Notícias Relacionadas

29 jul 15
31 dez 14
19 set 16
27 mai 16

Parceiros