Fiéis se reuniram para a Vigília Pascal, às 19 horas, sábado, 15 de abril. A Bênção do Fogo e o acendimento do Círio Pascal se deram no Átrio da Catedral.
A Vigília Pascal é a celebração da vitória da vida sobre a morte. As leituras da Vigília são uma espécie de caminho revelador da história da salvação de Deus à humanidade, que culmina na ressurreição de Jesus. Jesus que foi crucificado pela maldade humana é ressuscitado pela bondade de Deus, que se manifesta desde a criação do mundo. Durante a Celebração, várias pessoas foram batizadas e inauguraram a Fonte Batismal da Catedral.
No Domingo de Páscoa, após a missa das 7 horas, houve a Solene e grandiosa procissão com o Santíssimo Sacramento pelos arredores da Catedral.
Às 9 horas, aconteceu a Santa Missa Solene da Ressurreição, 18 horas, a Piedosa Recitação do Santo Terço em honra a Nossa Senhora do Triunfo, 19 horas, a Procissão Solene com a imagem Nossa Senhora do Triunfo, que saiu e retornou à Catedral.
As 19h30, o bispo diocesano celebrou a Santa Missa e, logo, em seguida, houve a retirada do diadema e da espada de Nossa Senhora e finalizando a coroação, pelos apóstolos.
Ao término de mais uma Semana Santa, a Páscoa é celebrada e fiéis voltam para casa com o coração em festa, cheio de alegria e esperança renovada, proclamando que a Vida venceu a morte!
Jesus ressuscitou!
Texto: Maria Teresa Fernandes
Fotos: João Paulo Lopes