×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Fiéis se reúnem para celebrar missa em ação de Graças pelos 2 anos de Ministério Episcopal de Dom José Carlos

quinta-feira, 26 de maio de 16 às 00:26 | Atualizado às 09:01
Fiéis se reúnem para celebrar missa em ação de Graças pelos 2 anos de Ministério Episcopal de Dom José Carlos

Aconteceu, na noite desta quarta-feira, 25, a missa em Ação de Graças pelo segundo aniversário de ordenação Episcopal de Dom José Carlos à frente da Diocese de Divinópolis.
 

A Santa Missa, que foi presidida pelo próprio aniversariante, contou com a presença de vários amigos e familiares. Concelebraram com o bispo os padres Paulo Sérgio, Luis Carlos Amorim, Carlos Eduardo, Vicente Ferreira, Washington Batista, Marcelo Francisco e Moacir Chagas Tavares.

 

Em sua homilia, Dom José Carlos deixou bem claro que o bispo não consegue dar vitalidade e zelar do seu rebanho sozinho. Daí, a necessidade de um presbitério que trabalha, celebra, reza e cuida junto ao seu bispo. ouça: 

 

 

"É certo que cada um de nós, o Bispo e os seus colaboradores mais próximos, têm seus limites e deficiências. Mas é bem verdade que a somatória daquilo que cada um é capaz de fazer de bom tem dado a vitalidade que percebemos, podendo, ainda, fazer muito mais",  afirma o bispo:

 

 

Dom José Carlos também externou sua felicidade pelo fato da Diocese de Divinópolis estar passando por um processo de Assembleia Diocesana.

 

 

 

Natural de Itaúna, em 1983, José Carlos entrou para o Seminário Diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, no seminário, em 1984 e 1985. Mudou-se para Belo Horizonte, onde cursou filosofia e teologia. Fez seu curso de mestrado em teologia na  Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Sua tese trabalhou a seguinte questão: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de  antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30/05/1993.


Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas.  Trabalhou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, como professor de Língua Portuguesa. Lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região.


Dom José Carlos é uma pessoa simples e de grande companheirismo. Conta com a amizade do clero e das pessoas mais humildes. É companheiro, sabe ouvir e orientar, com sabedoria, quem o procura. Em seu trabalho pastoral já atuou em diversas paróquias e comunidades. Sempre deixou verdadeiras amizades por onde passou. Tem profundidade no que fala, mais suas colocaçãoes são compreendidas por todos. É um homem de Deus e continuará conduzindo, com firmeza e doçura, a Diocese de Divinópolis.

No dia 26 de fevereiro de 2014, foi nomeado, pelo Papa Francisco, como bispo da Diocese de Divinópolis E,no dia 25 de maio do mesmo ano, foi ordenado bispo e tomou posse na Diocese.

 

POR TÚLIO VELOSO

Notícias Relacionadas

02 ago 18
25 jul 16
16 jul 15
18 fev 14

Parceiros