×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Festa de São Francisco de Paula na Catedral marcou os 253 anos da presença fecunda da Igreja em Divinópolis

terça-feira, 14 de janeiro de 20 às 11:29 | Atualizado às 11:30
Festa de São Francisco de Paula na Catedral marcou os 253 anos da presença fecunda da Igreja em Divinópolis

Entre os dias 10 e 13 de janeiro, foi celebrada na Catedral Diocesana, a Festa de São Francisco de Paula, Padroeiro Secundário da cidade de Divinópolis. No dia 13 de janeiro de 1767 era autorizada, através de uma provisão, a construção da primeira capela na região, esta então dedicada ao Divino Espírito Santo e a São Francisco de Paula.

 

As celebrações das festividades de São Francisco de Paula foram presididas pelos padres Luís Carlos Amorim, Cura da Catedral, e Edilson Antônio, Vigário Paróquial da Paróquia do Divino Espírito Santo. Neste ano, contamos também com a presença da imagem histórica de São Francisco de Paula, que retornou para Divinópolis no dia 9 de abril de 2019. A imagem de São Francisco de Paula estava na cidade de Pitangui desde março de 1974, onde ficou sob os belos cuidados do Museu Histórico de Pitangui. A imagem foi entregue nas mãos do Cura da Catedral, Padre Luis Carlos Amorim, e ao advogado da Mitra Diocesana, dr. Fernando Barcelos. A pedido da justiça, a imagem foi escoltada pela Polícia Cívil de Divinópolis até a Catedral, em Divinópolis. Na Catedral, a imagem foi recepcionada pelo bispo diocesano, Dom José Carlos; pelo Padre Marcos Antônio; pelo responsável do Museu da Catedral, Giulianno Vilano; pela responsável do arquivo diocesano, Erivelta Diniz; e pela imprensa local (veja aqui).

 

Neste ano, também, completou o 4º aniversário de fundação do Museu da Catedral de Divinópolis, que está aberto sempre aos segundos domingos, após a missa das 9h.

Notícias Relacionadas

23 jun 14
21 fev 17
04 mai 19
12 jun 19

Parceiros