×

Dom José Carlos realiza sua décima Visita Pastoral

terça-feira, 21 de março de 17 às 07:00 | Atualizado às 19:43
Dom José Carlos realiza sua décima Visita Pastoral

Aconteceu, no último final de semana, 17 a 19 de março, a Visita Pastoral do Bispo Diocesano de Divinópolis, Dom José Carlos de Souza Campos, à Paróquia de São Pedro, de Para de Minas. Esta foi a décima Visita Pastoral realizada pelo bispo.

 

A Visita Pastoral é uma visita oficial do Bispo, com cunho pastoral e jurídico, que se realiza a cada Paróquia de sua Diocese, possivelmente, de cinco em cinco anos. Ela tem como objetivo manifestar a amizade, encontrar pessoas, partilhar a vida, trocar ideias e buscar a mútua ajuda na Diocese. A experiência demonstra que esta é uma das formas de o Bispo manter contatos pessoais com o clero, lideranças e com os outros membros do povo de Deus. É ocasião de reavivar as energias dos operários do Evangelho, louvá-los, encorajá-los e marcar presença.

 

E, foi, com muita alegria e jubilo, que toda a comunidade paroquial, neste Ano Mariano, em que recordamos os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba e no 23º aniversário de criação da nossa Paróquia São Pedro, teve  a alegria de celebrar, nesses dias, momentos marcantes com  as festividades da Visita Pastoral e Solene Celebração Eucarística de Bênção e Dedicação da Igreja Matriz de São Pedro, presidida por Dom José Carlos.

 

Dom José Carlos chegou à Casa Paroquial na sexta-feira, dia 17 de março, às 11h. Durante toda a tarde, ele visitou vários lugares da paróquia. Dentre eles, a comunidade “Cidade Vila Ozanan”, na qual residem mais de 100 idosos. Na ocasião, abençou e levou uma palavra de animo e esperança a todos os que são assitidos na comunidade. Às 19h, aconteceu a recepção oficial do Bispo pelo Padre Leonardo e toda a comunidade paroquial, na comunidade Santo Expedito, seguida de uma belissima celebração eucaristica, presidida pelo nosso pastor, Dom José Carlos, na comunidade RosaMistica.

 

No sábado, 18, Dom José Carlos,  pela manhã, subiu as escadarias do Cristo redentor e abençou todos os fiéis presentes,  que se reunem há mais de 7 (sete) anos para a tradicional subida ao Cristo, no tempo Quaresmal. Em seguida, visitou a casa de um enfermo e de uma família da paróquia de São Pedro. Aconteceu, também, na parte da manhã, no salão paroquial, uma reunião com o conselho pastoral para assuntos econômicos e administrativos. No periodo da tarde, visitou as comunidades Nossa Senhora Aparecida (Aparição),  Santa Terezinha, em Corrego das Pedras e  Santa Efigênia, em Limas do Pará. Já, na parte da noite, às 19h, aconteceu a Solene Celebração Eucarística, com rito de Bênção e Dedicação da Matriz de São Pedro. Centenas de fiéis da comunidade paroquial e várias outras comunidades da cidade se fizeram presentes.


A Dedicação, como explica o Pontifical Romano, a celebração da Eucaristia é o rito mais importante e o único necessário para dedicar a igreja. No entanto, segundo a tradição comum da Igreja, quer do Oriente quer do Ocidente, diz-se também a Oração da Dedicação, na qual é significada a intenção de dedicar a igreja ao Senhor para sempre e se pede a sua bênção. Após a oração da Dedicação, pronunciada pelo presidente da celebração, dom José Carlos, decorreram os ritos da unção das paredes do templo, da incensação, do revestimento e da iluminação do altar e das paredes da igreja.

 

A unção foi feita com o óleo do santo Crisma, para significar que a igreja é dedicada totalmente e para sempre ao culto cristão. O óleo, no altar, foi espalhado com as mãos pelo bispo diocesano.A incensação da nave da igreja indica que ela, por meio da dedicação, se torna casa de oração. O revestimento do altar indica que o altar cristão é a mesa do Senhor. A iluminação do altar, à qual se seguiu a iluminação da igreja, com várias velas espalhadas pelo presbitério, quis recordar que Cristo é "Luz para se revelar às nações". Preparado o altar, celebrou-se a Eucaristia, que é a parte principal de todo o rito.

 

E, no  último dia da visita pastoral, dia 19, além de visitar outras comunidades da paróquia, Dom José se reuniu com o Conselho Pastoral, fazendo uma avaliação da visita pastoral com os presentes. A Visita Pastoral encerrou-se  às 19h, com a Santa Missa, na nova Matriz de São Pedro, presidida pelo Bispo diocesano.

 

CLIQUE AQUI para ver as fotos.

 

 

Por Seminarista Guilherme Henrique

Notícias Relacionadas

26 mar 15
09 dez 15
19 mar 21
06 set 14

Parceiros