Desde o dia 18 de março, devido a pandemia do novo coronavírus, as igrejas da Diocese de Divinópolis estão fechadas. Desde então, a Diocese tem proporcinado transmissões, ao vivo pelas redes sociais da Diocese e pelo Youtube da Missão Maria de Nazaré, da Santa Missa, presidida por Dom José Carlos e em alguns momentos por padres da diocese. Desde o Sábado das Dores, 4 de abril, as celebrações também estão sendo transmitidas, diretamente da Catedral Diocesana, pela TV Candidés e rádios Divinópolis, Candidés e Minas.
Após celebrar com jubilo a celebração mais importante para a fé católica, a Vigília Pascal (clique aqui), milhares de fiéis acompanharam pelas mídias a celebração do Domingo de Páscoa, que foi presidida pelo Bispo concelebrada pelos padres Luís Carlos Amorim e Edilson Antônio.
Após a celebração, com o apoio do Corpo de Bombeiro Militar, Dom José Carlos percorreu mais de 40 km em Divinópolis com Jesus Eucarístico anunciando que Cristo vive! No total, o percurso teve uma duração de exatas 4 horas. Durante o trajeto, o Bispo concedeu a bênção do Santíssimo Sacramento nos hospitais Santa Lúcia, Santa Mônica, São Judas e São João de Deus. O Bispo também deu a bênção no 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares, no quartel da 7ª Região da Polícia Militar, no Carmelo da Imaculada Conceição, na Vila Vicentina e na cidade de Divinópolis em três diferentes pontos: no trevo da avenida J.K, que dá acesso à cidade, no morro do Gurita, onde está instalada a Cruz de Todos os Povos, e, por fim, da sacada episcopal da Catedral do Divino Espírito Santo. Padre Luís Carlos Amorim acompanhou o Bispo durante todo este percurso.
Por todos os lugares que Jesus Eucarístico passava se sentia a emoção e a fé do povo que se ajoelhava para receber a bênção. Em algumas casas os fiéis prepararam pequenos altares para esperar Jesus passar. Foi muito bonito e emocionante.
No vídeo abaixo, você assiste a mensagem de Dom José Carlos para a Páscoa 2020:
POR TÚLIO VELOSO | FOTOS: CHRISTYAM DE LIMA