Na noite de 24 de dezembro, dom José Carlos celebrou, na Catedral, o Natal do Senhor. “O mistério está posto, estabelece-se a presença definitiva de Deus no mundo”. Antes da Santa Missa, houve a Adoração ao Santíssimo Sacramento, coordenada pelos Irmãos do Santíssimo.
A Solene Celebração encheu a todos de alegria. Nasceu o Salvador. Grande alegria no dia que nasceu a Vida com a Promessa da Salvação e Eternidade. Ninguém está excluído da participação nesta felicidade. Todos são convidados à Vida. A Luz da humanidade chegou trazendo a restauração, a reconciliação e a paz. Todos são chamados a celebrar a gratuidade divina manifestada em Jesus Menino, a cantar a simplicidade, louvar a pobreza e exaltar a humildade.
O Verbo feito carne que é a revelação perfeita de Deus, se torna humano. Deus que visita seu povo e o liberta por meio da fragilidade de um recém-nascido. Não se mostra glorioso no céu, mas pequeno. Deus é sempre Emanuel, Deus está sempre com a humanidade. Presença que gera confiança e alimenta a perseverança.
E a humanidade, ao celebrar, todos os anos, o Natal, está em processo, permanente, de nascer para Deus através da fé. É a celebração do inicio de uma Vida nova. Exulte o justo, porque se aproxima a vitória, rejubile o pecador, porque lhe é oferecido o perdão, reanime-se o pagão, porque é chamado à Vida. Feliz Natal!
POR MARIA TERESA FERNANDES