×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Diocese de Divinópolis se prepara para a 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral

quinta-feira, 29 de outubro de 15 às 07:00 | Atualizado às 08:09
Diocese de Divinópolis se prepara para a 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral

A Diocese de Divinópolis já está se preparando para o início, oficialmente, da 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral. A última Assembleia aconteceu no fim de novembro de 2001, portanto há quatorze anos, sob a coordenação do Padre Paulo Pereira, Padre Geraldo Maia e Carlos Roberto.

 

Para prepararem os leigos e os padres da Diocese para a próxima Assembleia, a Coordenação Diocesana de Pastoral promoveu dois momentos de formação. O primeiro momento aconteceu no domingo, 18, no Centro Diocesano de Pastoral. Um leigo de cada paróquia participou de uma formação com o Fráter Henrique. No segundo momento, na terça-feira, 20, durante a reunião mensal do Clero,  o Fráter Henrique ministrou a mesma formação sobre a DGAE - 2015-2019.

 

Em entrevista para a nossa equipe, Fráter Henrique falou um pouco da Assembleia Diocesana de Pastoral; assista: 

 

 

 

A abertura oficial da 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral acontecerá nos próximos dias 07 e 08 de novembro. Todas as pessoas presentes nas Santas Missas ou nas Celebrações da Palavra, em todas as comunidades da Diocese, participarão da 1ª etapa do processo da Assembleia, respondendo a um questionário chamado “Consulta do Povo de Deus”. Portanto, pedimos a todos os que estiverem em alguma celebração durantes esses dois dias não deixem de responder ao questionário, que dará início aos trabalhos da Assembleia. Após a consulta nas paróquias, acontecerá, em novembro e dezembro, a consulta nas entidades não-eclesiais, como por exemplo, nas associações de bairros, Câmara Municipal, comunidades terapêuticas, Ministério Público, universidades, prefeituras, enfim, vários outros órgãos da sociedade.

 

Já, em junho e julho de 2016, acontecerá a segunda etapa. Agora, a Etapa Paroquial, onde os Conselhos Pastorais poderão apresentar suas sugestões e acréscimos ou modificações do instrumento de trabalho da Assembleia. E, no mês de setembro do mesmo ano, acontecerá a terceira etapa, a Forânea, onde as Foranias farão o mesmo que os conselhos pastorais fizeram na segunda etapa, apresentando sugestões e modificações no instrumento de trabalho.

 

A quarta e última etapa acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro de 2016. Nesta fase acontecerá a 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Nesta etapa, os delegados da Assembleia, que serão os padres, leigos, seminaristas, religiosos e o Bispo Diocesano, apreciam e votam o texto final da Assembleia, constituindo um plano pastoral para os próximos anos da Diocese de Divinópolis.

 

Após todo esse trabalho, as equipes articuladoras “repassarão” a formação recebida sobre os textos iluminadores aos conselhos pastorais paroquiais (cada equipe se organizará na forania para essa formação dos Conselhos de Pastorais de cada paróquia).

 

Quem falou com a nossa equipe sobre as etapas da 11ª edição da Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Divinópolis foi o Padre Emerson, Coordenador Diocesano de Pastoral; assista: 

 

 

Por Túlio Veloso

Notícias Relacionadas

02 dez 16
03 out 16
02 mai 19
05 jan 15

Parceiros