A Catedral viveu, no sábado, primeiro de dezembro, iniciando o Advento, noite histórica e festiva. Foi comemorado 50 anos de Fundação do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão, em Divinópolis.
A solenidade, presidida pelo padre Luiz Carlos Amorim, contou com a presença de atuais e ex-ministros da Eucaristia da Catedral. Durante a celebração, o padre admitiu 18 novos Ministros.
A data é muito comemorada, pois Divinópolis é a segunda diocese do mundo a criar o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão.
Os ministros extraordinários da Eucaristia surgiram após o Concilio Vaticano II, para auxiliarem os padres na distribuição da Eucaristia, principalmente, nas casas dos enfermos ou para aqueles que não possam ir à Igreja.
O pedido da instituição desse ministério foi feito ao Papa Paulo VI, pelo bispo de Luz, Dom Belchior. Um mês após, dom Cristiano Frederico Portela fez o mesmo pedido. Então, após concedido o pedido, em 1968, Luz se tornou a primeira diocese a fundar o Ministério e Divinópolis, a segunda diocese do mundo a ter Ministros da Eucaristia, fiéis leigos, não padres, a administrar a Santa Eucaristia.
Atualmente, o sucesso dessa iniciativa é reconhecido por todos, pois auxilia bastante o padre, redimensionando seu trabalho.
POR MARIA TERESA FERNANDES