×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Diocese de Divinópolis celebra 250 anos da presença da Igreja Católica em Divinópolis

terça-feira, 17 de janeiro de 17 às 17:00 | Atualizado às 16:31
Diocese de Divinópolis celebra 250 anos da presença da Igreja Católica em Divinópolis

Quinze  de janeiro de 2017, dia inesquecível e emocionante que reuniu fiéis da cidade inteira, na celebração dos 250 anos da Igreja Católica, de forma institucional, em Divinópolis.



As festividades desse dia entraram para a história da diocese e para a história afetiva de cada um que se fez presente.



Animados, fiéis festejaram a data em missas, procissão com as imagens do Divino Espírito Santo e de São Francisco de Paula e um delicioso  café comunitário.



A Missa Solene das 9 horas foi presidida pelo bispo diocesano, dom José Carlos Campos, concelebrada pelo cura da Catedral, padre Luis Carlos Amorim, e abrilhantada pela  participação do Coral Forâneo.



Em sua homilia, o bispo emocionou a todos relembrando a “bonita história” que vem sendo construída, ao longo desses 250 anos pela fé, trabalho e dedicação.  Enfatizou que só se pode falar de 250 anos de historia da Igreja Católica, em Divinópolis, porque houve uma madura  e sadia vivência missionária da fé de um grupo de pessoas que pertencia a uma comunidade primitiva inicial. Sem isso, não se teria essa data comemorativa.



Enalteceu as 50 famílias, que  em  1767, conseguiram um documento que as asseguraria o direito de serem reconhecidas como famílias cristãs, católicas. Divinópolis é fruto dessas famílias que pediram  ao bispo de Mariana o direito de  construir uma capela e ser assistida por um sacerdote. 



Desde então, o anúncio da fé vem se propagando com esforço, empenho, convicção, testemunho, palavra, fadiga. Agiram como missionários, tinham a missão de expandir a comunidade de Jesus. 



Os 250 anos de história da fé institucionalizada em Divinópolis são frutos dessa missionariedade.  O bispo desejou que o legado de  fé ilumine o caminho a trilhar, que a fé seja a força para todas as provações  e que clareie e   direcione a história bonita que o povo da Catedral de Divinópolis e a cidade de Divinópolis estão construindo.



Finalizou insistindo que as  pessoas necessitam da fé, têm que viver com fé e trabalhar por ela. Fé não é somente questão de entendimento. É, sobretudo, questão de amor, de coração e de vida e dedicação. Que todos possam ajudar a construir uma bonita história de fé e trabalho na comunidade, sob as bênçãos do Espírito Santo e a intercessão de São Francisco de Paula.



Ao final da celebração, os participantes foram convidados a visitar o Memorial Paroquial.

 

 

POR MARIA TERESA FERNANDES

Notícias Relacionadas

12 jun 20
10 mar 20
11 out 19
09 ago 13

Parceiros