×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Começou, em todo Estado de Minas Gerais, uma campanha para redução do valor da conta de luz

sábado, 28 de setembro de 13 às 08:07 | Atualizado às 11:54
Começou, em todo Estado de Minas Gerais, uma campanha para redução do valor da conta de luz

Maria Catarina Vale (foto em destaque), Coordenadora do Departamento de Políticas Sociais do Sindi-Ute(Sindicato  Único dos Trabalhadores da Educação  de Minas Gerais), Sub-sede de Divinópolis, visitou, recentemente, O Jornal “Folha da Diocese” para falar de uma Campanha desencadeada em todo o Estado de Minas, com objetivo de reduzir o valor das tarifas de energia elétrica, no Estado.

Atualmente, cerca de 90 movimentos sociais abraçaram essa causa.  Pretendem  fazer uma campanha de conscientização das pessoas e colher assinaturas para que, mais tarde, possa ser encaminhado aos deputados, um Projeto de Lei, de iniciativa popular para redução da conta de luz. Essa articulação dos movimentos sociais acaba sendo uma alternativa ao modelo neoliberal que hoje se encontra instalado em Minas Gerais. O plebiscito popular pela redução da tarifa de energia deverá acontecer em todo o Estado, do dia 19 a 27 de outubro. Toda essa caminhada começou em março de 2013, após um grande encontro de formadores de agentes sociais, que aconteceu em Belo Horizonte.

 

 

Infelizmente a grande mídia de Minas Gerais é silenciosa com relação aos movimentos populares. Por isso, precisamos lançar mão da internet e de outros meios, que são sensíveis às causas populares, afirmou Catarina. Segundo ela, a Cemig já prepara um “relógio inteligente”. Esse dispositivo deverá eliminar os diversos padrões de energia. A empresa deverá controlar tudo, à distancia, o que não deixa de ser perigoso para o consumidor, pois ele não terá como verificar sua conta.

Desde março, do corrente ano, diversos panfletos para conscientização e coleta de assinaturas  estão sendo distribuídos para diversos locais ou instituições. Os panfletos deverão ser distribuídos, brevemente, nas paróquias e capelas onde também poderão coletar assinaturas. Desde o dia 25/09, há um grupo coletando assinaturas no quarteirão fechado, em frente à Cãmara Municipal de Divinópolis.

Maria Consolação de Faria (segunda foto), Coordenadora do Conselho Diocesano de Leigos, convoca representantes de todas as paróquias para um encontro de formação que deverá acontecer no dia 05 de outubro, das 08 às 12h, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis. Nesse dia, os participantes deverão aprender a organizar os comitês municipais para coleta de assinaturas. Ela pede que, cada padre, envie, pelos menos, três candidatos para esse encontro.

Notícias Relacionadas

09 fev 15
11 out 15
08 nov 16
03 jun 16

Parceiros