×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Catedral fica lotada para celebrar Quarta-Feira de Cinzas

sexta-feira, 03 de março de 17 às 07:22 | Atualizado às 11:10
Catedral fica lotada para celebrar Quarta-Feira de Cinzas

Na quarta-feira, 1º de março, fiéis da paróquia e de outras, caminharam em direção à Catedral para iniciarem o período quaresmal. Ao longo do dia, foram celebradas quatro missas, todas com enorme número de pessoas.



A missa das 19 horas foi presidida pelo bispo diocesano, dom José Carlos, e concelebrada pelo pároco, padre Luis Carlos Amorim.



Em sua homilia, o bispo enfatizou que é possível e é preciso a reconciliação  com Deus. É urgente se colocar  diante de Deus e, por Jesus,  se tornar justo.


Quaresma é tempo propício para isso, para conversão, para fazer um movimento de  conformidade a Jesus, obedecer a Deus, ir na direção do Senhor.



Disse que o próprio Jesus se encarregou de mostrar dinâmicos movimentos  de conversão: caridade, oração e jejum.


A caridade é um exercício de compaixão e misericórdia, caminho em direção ao outro.


A oração é um movimento em direção a Deus, exercício de se manter vinculado a Deus, não querer avançar sem Deus


O jejum é atitude de definir o caminho com autocontrole, com vontade, direcionar a vida e liberdade sadias, dosadas pela graça de Deus.



Enfatizou  que a caminhada quaresmal deve servir para que cada um se coloque, decididamente, no caminho de Jesus, no itinerário da fé. Disse, ainda, que quem se dispuser a receber cinzas na cabeça deve se dispor a seguir e ser do jeito de Jesus.



Concluiu a homilia instruindo sobre a temática da Campanha da Fraternidade, enfatizando que todos devem tomar o caminho do cuidado com a  natureza. Cuidar da natureza é cuidar da vida em toda sua amplitude. Recomendou, como pequeno exercício quaresmal, o plantio de uma árvore.

 

 

POR MARIA TERESA FERNANDES

Notícias Relacionadas

16 jan 19
24 mai 16
27 jun 14
11 abr 17

Parceiros