Centenas de pessoas visitaram a Catedral, nesta segunda feira, especialmente perfumada com folhas de manjericão e incenso, para preparar, ainda mais, os corações pela oração.
A imagem de Nosso Senhor dos Passos ficou exposta, na Catedral, para a veneração dos fiéis, desde às 12 horas até a missa das 19 horas. Tradicionalmente, esta imagem tem um significado muito profundo, forte e maravilhoso para os católicos. Nela, Jesus Cristo é representado carregando a cruz no caminho do Calvário. Pela Cruz veio a salvação da humanidade.
A santa Missa foi celebrada pelo bispo diocesano, dom José Carlos, e concelebrada pelos padres Luis Carlos e Carlos Eduardo.
Em sua homilia, o bispo lembrou que é preciso entender que a morte é para todos. Portanto, se faz necessário, o quanto antes, dar sentido à vida e a tudo o que se faz nela. Diante da imagem de Jesus carregando a cruz, não só se é chamado a contemplá-Lo, mas principalmente, imitá-Lo. É preciso aprender dele, Mestre de vida, de Humanidade e de Amor, a fim de que se possa, pela fé, dar conta da vida e da morte.
Após a Santa Missa, a procissão seguiu rumo ao bairro Afonso Pena. Apesar dos caminhos escuros e de difícil acesso para se chegar à Igreja de São Sebastião, foram muitos os que caminharam com a imagem do Senhor dos Passos.
A imagem foi recebida pelos fiéis da comunidade do Afonso Pena por belíssimos hinos de louvor. A Imagem permaneceu em exposição para veneração. A procissão da caminhada com Jesus terminou com Padre Luis Carlos abençoando os participantes.
Por Maria Teresa Fernandes