A Quarta-feira de Cinzas marca um novo tempo para a Igreja Católica no mundo: a Quaresma. O período de preparação para a Páscoa começou e com ele, os fiéis são convidados as práticas do jejum, da oração e da caridade. Durante todo a Quarta-feira de Cinzas, aconteceram quatro celebrações na Catedral Diocesana: 7h, 11h15, 16h e 19h. Em ambas as celebrações a Catedral ficou lotada.
Na última celebração do dia, a presidência ficou por conta do Bispo Diocesano, Dom José Carlos, e a concelebração do Padre Luis Carlos Amorim. Em sua homilia, Dom José Carlos falou da importância da força de vontade interior de cada fiel para viver bem a Quaresma. Ele também falou do tema da Campanha da Fraternidade 2020, que tem como tema: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema a bíblico, extraído de Lucas 10, 33-34, é: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.
Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).