×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Assembleia do Leste 2 reflete presença viva de leigos e leigas nas comunidades.

sexta-feira, 14 de novembro de 14 às 07:40 | Atualizado às 15:05
Assembleia do Leste 2 reflete presença viva de leigos e leigas nas comunidades.

Arcebispos, bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes de presbíteros, leigos e leigas, e lideranças regionais das pastorais e movimentos sociais de Minas Gerais e Espírito Santo reunidos em Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2 refletem sobe  “Presença viva de leigos e leigas animando as Comunidades”.  O encontro, que reúne 150 participantes,teve início na terça-feira, 11, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte. A Diocese de Divinópolis se faz presente através do bispo diocesano, dom José Carlos, do bispo emérito, dom José Belvino, do Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Emerson Cunha, do Representante dos Presbíteros, Padre Edmar, e do Secretário Executivo de Pastoral, Ramon Silva Campos.

No primeiro dia de trabalho, os participantes, assessorados pelo professor Pedro Ribeiro, refletiram sobre Análise de Conjuntura Social e Politica. Em sua exposição prof. Pedro propôs reflexões sobre a reforma politica e seus desdobramentos após as eleições 2014, a situação politica brasileira, desdobramentos da crise climática e o papel dos movimentos sociais no cenário atual.  Segundo professor Pedro,a analise de conjuntura tem especial importância tendo em vista a Campanha da Fraternidade 2015 “Fraternidade, Igreja e Sociedade”. Para ele “a Igreja precisa entender os sinais dos tempos para anunciar eficazmente a Boa Notícia da Vida”.

As atividades desta quarta-feira,12, foram divididas em atividades por subgrupos. No período da manhã, arcebispos e bispos tiveram sessões de trabalhos reservadas; coordenadores de pastoral e representantes de presbíteros em atividades especificas. Já o grupo de leigos e leigas participaram de uma formação do Estudo do Documento 107 da CNBB “Cristãos Leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, conduzido pelo vice-presidente do Conselho do Laicato do Brasil, Laudelino Azevedo.

No período da tarde, o tema central da Assembleia “Presença viva de leigos e leigas animando as Comunidades” foi assunto de pauta. A assessoria ficou a cargo do subsecretario adjunto de pastoral da CNBB, padre Francisco Wloch que, a partir do documento 107, falou das perspectivas e desafios  de leigos e leigas e sua atuação como sujeitos eclesiais em suas diversas realidades locais.

A pauta da Assembleia Regional de Pastoral, que terminou nesta quinta-feira, 13, incluiu uma mesa de estudo “Presença leiga nas comunidades – Caminho de portas abertas” com a presença do superintendente do Instituto Axis, Adilson Souza; do coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, Dr. Nelson Arns; o casal coordenador do Núcleo de Formação da Pastoral Familiar, Ênio e Aparecida; do secretário da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Rodrigo Pires; e da coordenadora do Conselho Regional de Leigos do Leste 2, Sônia Gomes.

Notícias Relacionadas

31 jan 20
10 out 15
24 abr 20
03 set 13

Parceiros