×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Arcebispo Militar do Brasil visita batalhões militares de Divinópolis

segunda-feira, 14 de agosto de 17 às 15:10 | Atualizado às 19:57
Arcebispo Militar do Brasil visita batalhões militares de Divinópolis

Existem, no Brasil, várias Paróquias Militares, que têm a função de prestarem o serviço religioso aos militares em todos os âmbitos, seja no Exército, Marinha, Aeronáutica, Bombeiros e Polícia Militar. E como as paróquias territoriais estão ligadas a alguma diocese, com a Paróquia Militar não é diferente. Elas estão ligadas à Arquidiocese Militar do Brasil. A Arquidiocese Militar, que tem a sede no Ministério da Defesa, em Brasília - DF, tem como Arcebispo  Dom José Fernando José Monteiro e como Bispo Auxiliar  Dom José Francisco Falcão.  A 7ª Região da Polícia Militar conta com a Paróquia Militar de Santa Efigênia, que fica localizada na cidade de Bom Despacho - MG. A Paróquia de Santa Efigênia assiste, pastoralmente, todos os militares da Diocese de Divinópolis.

 

O trabalho da Paróquia Militar de Santa Efigênia, em Bom Despacho, ainda é recente e diferenciado, mas, promete ser duradouro. Trata-se de uma Paróquia não territorial e, sim, uma paróquia pessoal. A Paróquia foi criada em 2013, sob a proteção de Santa Efigênia. Padre Sebastião Fernandes, responsável pela paróquia, é natural de Japaraiba e está na vida militar há mais de 30 anos.

 

Em seu trabalho pastoral, Pe. Sebastião tem se esforçado para acompanhar os militares da região e procurado organizar os atendimentos. Junto aos militares, promove reuniões e encontros como Cursilhos e outros. A presença da Igreja junto aos militares é fruto de acordos do Brasil e Santa Sé. Historicamente, a Igreja Católica tem uma presença garantida nas Forças Armadas, Marinha e Aeronáutica. Junto à Polícia Militar essa presença também acontece. Por isso, diversos sacerdotes dedicam suas vidas à Corporação. 

 

A paróquia militar tem uma vida pastoral como outra paróquia convencional, inclusive, de tempo em tempos, o Arcebispo Militar realiza Visitas Pastorais em todas as capelanias da Arquidiocese Militar. Em agosto de 2015, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese Militar, Dom Falcão, realizou uma Visita Pastoral à Paróquia de Santa Efigênia, onde, no dia 7, ele esteve no 23º Batalhão da Polícia Militar, em Divinópolis. Clique aqui e veja toda a reportagem da visita de Dom Falcão ao 23º Batalhão. 

 

Agora, chegou a vez do Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro, realizar a Visita Pastoral à Paróquia de Santa Efigênia. O Arcebispo Militar, que tem a patente de General de Divisão, chegou em Bom Despacho na noite de ontem, dia 13. Na parte da manhã, dia 14, Dom Fernando esteve em Divinópolis para realizar visitias aos batalhões instalados na cidade. Por volta das 9 horas, o arcebispo chegou ao 23º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, sndo recebido pelo comandante da 7ª Região da Polícia Militar, o Coronel  Helbert Carvalhaes, e pelo comandante do 23º Batalhão, o Tenente Coronel Marcelo Augusto, pelo comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militares de Minas Gerais, e por dezenas de militares da região. 

 

Logo após a cerimônia de acolhida, Dom Fernando falou para, aproximadamente, 50 militares, no auditório do batalhão. Encerrada a visita ao 23º Batalhão da PM, o Arcebispo visitou o 10º Batalhão de Bombeiros Militares, dirigindo a palavra  para os militares presentes.

 

Logo, no início da sua visita, Dom Fernando concedeu uma entrevista coletiva à imprensa presente,  falando da importância da assistência religiosa aos militares; assista: 

 

 

 

Dom Fernando José Monteiro Guimarães nasceu aos 19 de julho de 1946, na cidade do Recife-PE, Arquidiocese de Olinda e Recife. Frequentou o Seminário Menor dos Redentoristas, em Garanhuns (1958-1961), continuando os estudos no Seminário Redentorista de Campina Grande (1962-1963). Após o Noviciado, emitiu a Profissão religiosa na Congregação dos Redentoristas, aos 25 de Janeiro de 1965, cursando, em seguida, a Filosofia e a Teologia, no Seminário Maior Redentorista, em Juiz de Fora, MG (1965-1969). Ordenou-se sacerdote no dia 15 de agosto de 1971, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos, RJ. De 1972 a 1980, trabalhou na Arquidiocese do Rio de Janeiro, como assessor do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral da Arquidiocese.

 

Em 1980 foi chamado a Roma, onde desempenhou diversas funções na Santa Sé. Na Congregação para o Clero, a partir de 2000, exerceu o cargo de Chefe de Departamento, responsável pelo setor que se ocupa da vida e do ministério dos Sacerdotes no mundo. É Doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, da Pontifícia Universidade do Latrão de Roma (1989), e Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma.

 

No dia 12 de março de 2008, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo Diocesano de Garanhuns-PE. A ordenação episcopal aconteceu em Roma, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no dia 31 de março do mesmo ano. Tomou posse na Diocese no dia 1º de junho de 2008.

 

No dia 6 de agosto de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo da Arquidiocese Militar do Brasil. Tomou posse como Arcebispo Militar em 7 de outubro de 2014, em Brasília – DF.

 

Dom Fernando fala de sua missionariedade como Arcebispo Militar; assista:

 

 

 

Dom Fernando já foi assessor do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales e do Papa João Paulo II, com quem trabalhou até o final de sua vida: 

 

 

 

A Visita Pastoral segue até o próximo dia 17, próxima quinta-feira. CLIQUE AQUI e confira a programação completa da Visita Pastoral de Dom Fernando.

 

 

POR TÚLIO VELOSO

 

 

Notícias Relacionadas

18 mai 19
10 fev 17
09 nov 18
21 ago 20

Parceiros