×

Apresentação e envio de novos acólitos de Leandro Ferreira.

quarta-feira, 15 de março de 17 às 00:00 | Atualizado às 11:43
Apresentação e envio de novos acólitos de Leandro Ferreira.

No dia 17 de novembro do ano passado, a Paróquia  São Sebastião, de Leandro Ferreira, teve a alegria da celebração da Confirmação de oitenta e sete jovens a ser celebrada por Dom José Carlos. Foi a primeira vez que nosso bispo celebrou a Crisma em nossa Paróquia.


Ciente da importância e solenidade dessa celebração, a Pastoral Litúrgica Paroquial empenhou-se para que três jovens pudessem atuar nas funções de acólitos. Foram eles: Laura Luiza, Gabriel Lucas e Lucas Duarte. Após uma pequena instrução dada por Padre Guilherme, os três fizeram bonito na celebração.


Depois dessa Missa, outros jovens também manifestaram interesse em servir o Altar. Padre Guilherme convidou o coordenador da Pastoral dos Acólitos e Coroinhas da Paróquia de São Gonçalo, em São Gonçalo do Pará, o jovem Felipe Júnior, para que viesse fazer uma formação para os jovens interessados.


A partir de então, eles começaram a atuar, de forma mais constante, nas celebrações dominicais e festivas, o que atraiu mais outros jovens.


Para valorizar mais a participação dos acólitos na Paróquia, a Pastoral Litúrgica resolveu encomendar novas vestes e realizar uma cerimônia de bênção e envio dos oito jovens. Para isso, cada um dos acólitos convidou um padrinho ou madrinha que, além de auxiliar na despesa da confecção da veste, também têm a tarefa de ajudar na orientação espiritual deles. Foram escolhidos para a coordenação do grupo um dos acólitos, Lucas Duarte, e a mãe de um deles, a Sra. Alice Maria. Os coordenadores irão planejar as atividades, elaborar as escalas de atuação e, de tempos em tempos, favorecer momentos de mais formação e espiritualidade para que nossos acólitos possam sempre estar bem preparados para o serviço para o qual se dispuseram.


No último domingo, dia 12, na Missa das 19 horas, os oito acólitos, Alisom Aparecido, Ângelo Henrique, Gabriel Lucas, Hytalo Henrique, Lucas Duarte, Luís Carlos, Nadya Letícia e Thiago Machado, foram apresentados de forma oficial à comunidade.


Depois da homilia, as novas vestes foram abençoadas por Padre Guilherme. Em seguida, os padrinhos ajudaram seus afilhados a vestirem  suas “vestes de serviço”. Cada um também recebeu um crucifixo de madeira para ser usado sobre a vestimenta. Depois de acolhidos pela comunidade paroquial, ocuparam lugar no Presbitério, que é onde irão mais atuar durante as celebrações.


Nossa comunidade se alegrou por ter, agora, essa riqueza em nossas celebrações dominicais e festivas. O próximo passo, se Deus quiser, será o início das atividades dos coroinhas.
Que Deus abençoe, conduza e oriente nossos novos acólitos! E que mais jovens sintam-se chamados a esse importante e bonito serviço que contribui para a nossa Liturgia!

 

 

 

Fotos de César Bueno

Texto de Lucas Duarte

Notícias Relacionadas

23 mar 16
05 out 17
17 fev 14
31 mai 20

Parceiros