×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Aniversário de 70 anos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Catedral Diocesana

quinta-feira, 28 de maio de 20 às 10:09 | Atualizado às 10:28
Aniversário de 70 anos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Catedral Diocesana

No ano de 1950, liderado pelo Irmão Vicente Ferreira Valério, juntamente com vários outros membros da adoração noturna do Santuário de Santo Antônio, resolveram criar a Irmandade do Santíssimo Sacramento na Matriz do Divino Espírito Santo.  Na época o vigário era o Padre Hilton Gonçalves de Souza.


Na noite de 28 de maio de 1950, foi assim constituída, fundada efetivamente a Irmandade do Santíssimo Sacramento e eleitos os membros da 1ª diretoria:

• Diretor Espiritual:  Padre Hilton Gonçalves de Sousa
• Presidente:  Vicente Ferreira Valério
• Secretário:  Otoni Olímpio de Oliveira  
• Tesoureiro:  Higino Pardini 


Em seguida os irmãos foram separados em 12 grupos. Cada grupo com um nome de Santo e dirigido por um irmão com o título de Apóstolo. Estes grupos seriam responsáveis por uma hora de adoração que obedeceria a um rodizio mensal.


Naquela memorável noite, foi realizada a primeira adoração noturna, com grande número de irmãos e com muito entusiasmo.

 

As adorações ao Santíssimo eram no 2º sábado do mês, como é até hoje, com início após a missa das 19h, sendo em 12 grupos e cada grupo era responsável por um horário, indo até as 7hs da manhã de domingo, antes da missa que se iniciava neste horário.  Isto aconteceu até abril de 2004, quando foi necessário alterar os horários, eliminando os horários da madrugada, devido à falta de segurança nas ruas em geral, adequando os horários da adoração, devido ao crescimento da violência nas ruas e da falta de segurança. Atualmente a adoração acontece somente em um horário, às 17h45 do 2º sábado do mês.


Passaram, neste período de 70 anos da existência da Irmandade, alguns padres na antiga Matriz e depois Catedral, com a criação da Diocese de Divinópolis como: Padre Hilton, Padre Cristiano de Portela, que depois foi consagrado o primeiro Bispo com a criação da diocese de Divinópolis, Padre Evaristo Jose Vicente, Padre Moacir, Padre José Carlos (atualmente o nosso Bispo Diocesano) e atualmente o Padre Luís Carlos Amorim e Padre Edilson. 


Todos os Padres que passaram pela Paroquia do Divino Espírito Santo tiveram muito carinho e respeito pela Irmandade, porém o que mais deu atenção, foi o maior benfeitor e com muita presença, foi o Padre Evaristo José Vicente, que esteve na Catedral por 29 anos.


A Irmandade do Santíssimo vem desempenhando ao longo destes anos um papel importantíssimo na paróquia do Divino Espírito Santo, além das adorações mensais, participa efetivamente nas atividades como retiros espirituais, Semana Santa, Páscoa, Festa de Cristo Rei, Natal e outras festividades. 


Foi criado também um grupo em 2000, que reza o terço uma vez por semana nas casas dos Irmãos ou familiares enfermos e ou na casa de alguém com necessidade de oração.
Atualmente a Irmandade está com mais de 100 membros e com frequências nas adorações de aproximadamente 70%. 


Nestes 70 anos de existência, foram mais de 8500 horas de adorações ao Santíssimo Sacramento sobre o altar, e com muitas bênçãos e graças alcançadas.  
A Diretoria atual é assim constituída:

  • Diretor espiritual: Padre Luís Carlos Amorim
  • Presidente: Osvaldo Fernandes Valério
  • Secretário: João Batista de Carvalho Ribeiro
  • Tesoureiro: Edson José de Freitas

 

POR FÁBIO FERNANDES | IRMANDADE DO SANTÍSSIMO

Notícias Relacionadas

10 abr 17
03 dez 15
18 mar 16
18 nov 15

Parceiros