×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

Abertura da Campanha da Fraternidade 2017 contou com a presença de Secretários Municipais de Meio Ambiente

segunda-feira, 06 de março de 17 às 10:01 | Atualizado às 21:11
Abertura da Campanha da Fraternidade 2017 contou com a presença de Secretários Municipais de Meio Ambiente

Todos os anos, por ocasião do tempo quaresmal, a Igreja Católica, no Brasil, promove um “mutirão de solidariedade”, conhecido como Campanha da Fraternidade (CF). Este ano, a CF tem como tema: “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”; e como lema: “Cultivar e guardar a criação” (Cf. Gn 2,15). Seu objetivo geral é: “Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho” (TEXTO BASE CF 2017, p.16).



Cuidar do mundo em que vivemos é tarefa de todo ser humano, independente da fé religiosa professada ou até sem a profissão de alguma fé. Deus, ao concluir a criação, no-la entregou e convidou-nos ao seu cultivo e cuidado: “O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Édem, para que o GUARDASSE E CULTIVASSE” (Gn 2, 15). Não podemos explorar, de modo irresponsável e insustentável a natureza, sem nos preocupar com as futuras gerações. O meio ambiente é um bem comum que nos é dado para que o desfrutemos em vista de uma vida boa, mas que precisa ser entregue em condições de sustentar também os que ainda viverão nesse mundo depois de nós.

 

A CNBB realizou a abertura da CF 2017 no primeiro dia da Quaresma, 01º de março. Na Diocese de Divinópolis, a abertura oficial aconteceu neste primeiro domingo do tempo quaresmal, dia 05 de março. A abertura teve início às 9h, com a celebração da Santa Missa, na Catedral Diocesana, presidida pelo Bispo Dom José Carlos e concelebrada pelos padres Luis Carlos Amorim e Emerson Cunha, Coordenador Diocesano de Pastoral. A Diocese convidou todos os Secretários Municipais de Meio Ambiente das 25 cidades que compõem a diocese para estarem presentes na abertura.

 

Após a Santa Missa, aconteceu, no Centro Pastoral da Catedral, uma reunião dos Secretários de Meio Ambiente com o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Emerson, com o Bispo Diocesano, Dom José Carlos, e com membros da Equipe Permanente da Campanha da Fraternidade. Estiveram presentes secretários ou representantes das cidades de Divinópolis, Nova Serrana, Araújos, Perdigão, Igaratinga, Igarapé, Carmo do Cajuru, São Gonçalo do Pará e Cláudio.

 

No dia 01º de março, a Diocese promoveu uma entrevista coletiva à imprensa. Nela, o bispo apresentou aos meios de comunicação o tema deste ano; assista: 

 

 

POR TÚLIO VELOSO

 

Notícias Relacionadas

13 set 18
12 ago 19
19 fev 15
22 jul 14

Parceiros