×

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo

Paróquias

A Igreja é Viva! A Igreja é Jovem!

quarta-feira, 01 de fevereiro de 17 às 09:39 | Atualizado às 19:19
A Igreja é Viva! A Igreja é Jovem!

Dos dias 14 a 21 de janeiro deste ano de 2017, realizou-se, na Diocese de Teófilo Otoni, a primeira Missão Jovem do Regional Leste II ( Minas Gerais e Espírito Santo). Esta missão contou com a participação de 4 jovens de nossa diocese. Os 4 jovens enviados em Missão foram selecionados após se inscreverem no facebook do Setor Juventude da Diocese de Divinópolis. No total foram 17 inscritos, nem todos concluíram as etapas de seleção, seja devido à data das Missões ou idade mínima de 18 anos. Foram selecionados ao final 5 jovens. Infelizmente, um dos jovens, Altair Arnaldo, por motivo de trabalho não pôde seguir com grupo.


Os 4 enviados foram  João Vitor Gomides Almeida , Thiago de Souza Faria, Nelson Robson Marzagão e Willian Gonsalves dos Santos. O Jovem João Vitor é membro da Juventude Missionária da Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa de Guadalupe, também é Tlcista, além de atuar como acólito e catequista. Thiago é dos Coordenadores da Pastoral Vocacional da Paróquia São Pedro Apóstolo e também é acólito. Willian é também Tlcista e atua como catequista e coordenador de grupo de Jovens na paróquia Nossa da Guia. Nelson é membro da Renovação Carismática Católica e atua em grupos de Oração na paróquia São Francisco, em Para de Minas, e outras paróquias da cidade.

 


Impulsionados pelas palavras do papa Francisco por ocasião da Mensagem pelo dia Mundial das Missões em 2016, quando ele dizia aos Jovens, em especial, “Sai de sua terra, do meio de seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei” (Gênesis 12,1). “Hoje, estas palavras são dirigidas também a vocês: são palavras de um Pai que os convida a «sair» a fim de serem lançados em direção a um futuro desconhecido, mas portador de realizações seguras, encontro ao qual Ele mesmo os acompanha”. Assim, vimos impulsionar o coração missionário de nossa juventude dentro do projeto Missão Jovem do regional Leste II. Que surgiu  em 2012, junto à Comissão Episcopal para Juventude após a realização de três Seminários: (juventude e comunicação, juventude e bioética, juventude e missão),  em nível nacional em preparação a JMJ Rio 2013. Com o objetivo de preparar a juventude brasileira para a Semana Missionária, as Comissões Episcopais para a Juventude e Animação Missionária da CNBB, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias, realizaram o terceiro seminário cujo tema foi: Juventude e Missão http://www.youtube.com/watch?v=uGUgHLENsiw). Deste seminário, surgiu o desejo da juventude presente de fazer uma missão, para assim manifestar o compromisso e o protagonismo dos jovens com a missão de Jesus Cristo e da Igreja.A semana Missionária,  que antecedeu a JMJ 2013, resultaram nas Missões Jovens em 2014, no Estado do Amazonas. Em 2015, o Serviço Regional de Evangelização da Juventude após a avaliação da experiência missionária em 2014, viu surgir o desejo e a necessidade do Regional realizar também sua missão jovem.

 

A jornada missionaria dos 4 jovens da diocese de Divinópolis começou dia 14, quando embarcaram para Belo Horizonte como outros 60 jovens, de várias dioceses de Minas Gerais e do Espírito Santo. Foi fretado um ônibus que os levou à cidade de Teófilo Otoni. Saíram às 10h30 da manhã, chegando ao local às 20h30 da noite. Os mesmos foram recepcionados pelos jovens da própria diocese no Centro de Espiritualidade Casa de Oração. Neste local, foram hospedados os jovens que, após um tempo para banho e jantar, foi realizado um momento de entrosamento entre os mesmos, com muita descontração e música pelos jovens do EJC. Durante a noite, também foi realizada uma reunião com os referências de cada diocese para traçarem os pontos e as divisões das equipes jovens missionárias, da qual participou Padre Marcelo Francisco da Silva, que acompanhou os jovens até Teófilo Otoni. No domingo, logo pela manhã, após o café, foi realizado um momento de oração e meditação através da Lectio Divina com todos os presentes. Após meditação, o assessor Nélio fez uma apresentação das realidades da diocese de Teófilo Otoni, além dos setores de missão, 08 no total: 1) Águas Formosas: Paróquia São Sebastião – Aldeia dos Índios Maxacali; Nanuque: Paróquia São Sebastião – Comunidade Vila Pereira; 3) Itambacuri: Paróquia Nossa Senhora dos Anjos – Santuário (Devoção Popular); 4) Ataléia: Paróquia São João Batista – Comunidades Quilombola Santa Cruz; 5) Malacacheta: Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Aldeia dos Índios Maxacali
6) Mantena: Paróquia São João Batista – Comunidade Vargem Grande; 7) Teófilo Otoni: Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Comunidade Quilombola São Julião; 
8) Teófilo Otoni: Paróquias do Setor – Creches, hospitais, asilos, eventos culturais. Depois de conhecidas as áreas de missão, foram apresentadas as equipes de missionários e os jovens falaram de suas dioceses, experiências e expectativas com cada área de missão.  Os nossos jovens de Divinópolis foram todos para mesma área de missão e formaram uma equipe missionária. A área que ficou para nossos jovens foi de Àguas Formosas, composta por 3 munícipio: Maxacalis, Santa Helena de Minas  e Bertrópolis.
Foi servido o almoço e, à tarde, os jovens saíram em caminhada para catedral de Nossa Senhora da Conceição, onde foi celebrada uma missa presidida por Pe Rafael Rosário,  responsável pela Juventude no Regional Leste II e concelebrada pelos padres Reinaldo, referencial pela juventude da diocese de Teófilo Otoni, e padre Marcelo Francisco, referencial pela Juventude da diocese de Divinópolis. Ao final, todos receberam a bênção de envio e partiram para região de missão.


Nossos jovens chegaram à noite e ficaram hospedados nas casas de famílias na paróquia de Santa Helena de Minas, no município que recebe o mesmo nome. Neste primeiro município, na segunda-feira, logo pela manhã, fizeram várias visitas a doentes e idosos em suas casas. Também contaram com presença do pe Marcelo neste primeiro dia. O mesmo  realizou visitas e administrou Sacramento da Unção dos Enfermos em inúmeros doentes e idosos. Devido ao calor que, na região é muito intenso, as visitas foram feitas  na parte da manha, se estendendo até por volta de 13 horas. À tarde, após almoço, além do contato com algumas lideranças, nossos missionários foram à radio comunitária falar para a comunidade. Aproveitando a oportunidade para convidar para celebração da Missa na segunda feira, à noite, e após a missa, um encontro com jovens do local com os jovens missionários. A comunidade estava a 40 dias sem Celebração da Eucaristia e  todos ficaram muito felizes com a presença de padre Marcelo, que pode conceder mais esta alegria à comunidade. Após a missa, os jovens missionários se reuniram com cerca de 15 jovens. Foram realizadas  dinâmicas, partilha e incentivo à continuidade da Juventude local.


Na Terça-feira, pela manhã, os missionários foram para o município de Maxacalis onde, ainda, pela manhã, participaram do terço dos Homens. Conheceram a paróquia de São Sebastiao e o padre Carlos Henrique, pároco do local, que os hospedaram na casa paroquial.  Logo, pela manhã, tiveram contatos com jovens da paróquia, que os acompanharam. Também estiveram em outra rádio comunitária. Fizeram um programa de 1 hora, especialmente voltado para os jovens. Contaram com a presença de Padre Marcelo que, após o almoço, retornou para diocese de Divinópolis. Os jovens missionários iniciaram, à tarde, visitas a uma casa de recuperação de dependência química, levando palavras de incentivo e palavras do Evangelho a todos os internos. À noite, participaram de uma adoração antes da celebração penitencial, na Igreja matriz de São Sebastiao. Após a celebração, prepararam com os jovens da paróquia o encontro e as visitas aos jovens, que se realizaram na quarta-feira.


Na parte da manhã e na tarde de quarta-feira, cada um dos missionários visitaram cerca  de 30 casas; estiveram com jovens, com problemas com drogas, jovens da comunidade engajados na igreja, jovens que os pais ou os amigos indicaram e pediram que fossem visitados, idosos e pessoas doentes , realizando uma verdadeira experiência de uma Igreja em Saída. Aproveitaram para divulgar o encontro com jovens, que ficou marcado para a noite, logo após a missa da novena de São Sebastiao. O encontro contou com vários jovens da comunidade, aproximadamente 25. Vários deles frutos da visita missionária realizada durante o dia.


Quinta, pela manhâ, foram para a última área de missão, no município de Bertrópolis, na paróquia São Joao Batista, sendo recebidos pelas lideranças na casa paroquial. Pela manhã, também realizaram várias visitas, na maioria pessoas idosas. Também convidaram os jovens para um encontro, que aconteceu na quinta-feira, à noite, reunindo vários jovens num descontraído bate papo e troca de experiências. Foram cerca de 30 jovens que estiveram no local. À tarde, estiveram na tribo indígena Maxacalis e conheceram a realidade da Aldeia, que ainda mantem seu dialeto própria e mantém fortemente sua cultura nativa.


Na sexta, após o café, os jovens missionários voltaram para Teófilo Otoni. À noite, além do jantar, foi realizada pelos jovens da diocese uma animada quadrilha como forma de confraternização dos jovens e dos assessores envolvidos com o Projeto Missão Jovem do Regional Leste II. Houve muita quadrilha, comida típica e muita animação por parte de todos.


O projeto missionário foi encerrado no sábado, quando, na parte da manhã, foram feitas as coletas das experiências, além do relatório que cada jovem missionário fez durante cada dia das missões. Foram feitas várias partilhas, além do agradecimento por parte da coordenação jovem da diocese de Teófilo Otoni, pela acolhida do regional do pedido das missões naquela diocese. Logo depois do almoço, foi celebrada uma missa de encerramento no local por Padre Rafael Rosário e os jovens embarcaram de volta para Belo Horizonte, de onde cada jovem partiu com destino às suas dioceses.


Nossos jovens de Divinópolis chegaram bem cansados, mas extremamente animados com a experiência missionária. O cansaço não os impediu de voltarem à Matriz de São Pedro Apóstolo, na missa do domingo, às 19h30, onde três deles : Willian, João Vitor e Thiago deram testemunho e falaram à comunidade presente durante a Celebração Eucarística de suas experiências missionarias. Ao final, Padre Marcelo Francisco agradeceu o empenho e a acolhida dos jovens à proposta do projeto Missão Jovem do Regional Leste II. Lembrou que no Evangelho deste 3º domingo Jesus também chamou alguns de seus discípulos para segui-lo. Padre Marcelo lembrou  que o chamado de Jesus para seus discípulos é o mesmo que ele faz a nós, hoje, para sermos Luz para as Nações e Cristo sempre tem uma missão para todos nós. Caberá a cada um discernir qual a missão Jesus lhe confiou. Logo após a missa, Padre Marcelo serviu um cafezinho na casa paroquial para os jovens missionários, seus familiares e amigos presentes na celebração da missa.

 

 

Por Padre Marcelo Francisco

Notícias Relacionadas

06 abr 17
06 nov 15
06 set 13
06 abr 17

Parceiros