×

Dom José Carlos realiza Visita Pastoral à Paróquia de São Bento, em Itapecerica

quinta-feira, 21 de maio de 15 às 08:05 | Atualizado às 10:21
Dom José Carlos realiza Visita Pastoral à Paróquia de São Bento, em Itapecerica

No último fim de semana, Dom José Carlos visitou, pastoralmente, a Paróquia São Bento, em Itapecerica, revelando ao povo de Deus a face missionária de nossa Igreja. O bispo de nossa diocese chegou por volta de 11h da manhã de sexta-feira (15) e permaneceu até o fim da noite de domingo (17). Essa foi a segunda Visita Pastoral de Dom José Carlos, a primeira foi em Igarapé, nos dias 13, 14 e 15 de março (veja a reportagem aqui).

 

Durante os três dias, Dom José visitou mais de 30 comunidades urbanas e rurais no município de Itapecerica, pertencentes à paróquia São Bento. Conheceu o trabalho de instituições de obras sociais da cidade, como o Educandário São João Batista, o abrigo de idosos Frederico Correa, creche e hospital. O bispo se reuniu com autoridades civis e militares do município, diretores de escolas e representantes de instituições e encontrou com as crianças da catequese, da Pastoral da Criança e todas as crianças da comunidade. Também esteve com famílias que recebem doações de alimentos da paróquia.

 

No domingo, Dom José se reuniu com os coordenadores de pastorais e movimentos, coordenadores de comunidades urbanas e rurais e com o conselho administrativo paroquial. Nesta reunião, o bispo orientou os paroquianos na organização pastoral de suas comunidades. Esteve presente, também, nesse encontro Padre Carlos Henrique, pároco do Santuário do Senhor Bom Jesus de Divinópolis e ecônomo da diocese. Em sua fala, o sacerdote ressaltou a importância da partilha entre as comunidades.

 

Nos três dias, Dom José celebrou a Eucaristia em nossas Igrejas. Na sexta, ao celebrar em ação de graças pelas mulheres, afirmou que precisamos do coração dócil como o de uma mulher, mas também de forças nos braços como os homens. No sábado, na Igreja de São Francisco, Dom José celebrou pelos homens e ressaltou a importância do serviço apostólico deles, no seio da Igreja. A visita pastoral foi encerrada em uma solene celebração eucarística, no domingo, na Matriz de São Bento, em ação de graças pelos jovens. Toda a comunidade se reuniu para despedir do seu pastor. Em sua homilia, Dom José louvou a Deus “por esse batalhão de homens e mulheres simples que deram sustentação, vigor, dinamismo, às vezes, no meio de uma escassez radical de recursos humanos e financeiros, mas souberam, ali, insistir, esperar, plantar paciência”.

 

No dia mundial das comunicações sociais, Dom José enfatizou a importância dos jovens que têm grande facilidade com as redes sociais, ressaltando a importância de se evangelizar nesse meio. "Precisamos veicular no universo virtual as boas palavras de Deus", disse o bispo. "É preciso Anunciar, de fato, o nome de Jesus!".

 

 

 

Por Rafael Curto Fonseca

Notícias Relacionadas

20 abr 15
10 ago 18
05 abr 15
05 out 18

Parceiros