×

Bispo Diocesano realizou Visita Pastoral na Paróquia do Coração de Jesus, em Itaúna

segunda-feira, 23 de dezembro de 19 às 17:08 | Atualizado às
Bispo Diocesano realizou Visita Pastoral na Paróquia do Coração de Jesus, em Itaúna

No último final de semana, 20 a 22 de dezembro, Dom José Carlos realizou mais uma visita pastoral, na paróquia do Coração de Jesus, em Santanense, Itaúna-MG. Esta foi a 18ª visita pastoral do bispo.

 

O que é uma visita pastoral?

 

A Visita Pastoral é uma visita canônica, portanto uma visita oficial, de cunho pastoral e jurídico, que o bispo diocesano faz às paróquias de toda a diocese ao menos a cada cinco anos (CDC 396). Na visita pastoral, o bispo realiza seu ministério, conhece e é conhecido pelo Povo de Deus, procurando viver conforme nos diz o evangelista são João 10, 27: "Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem". É o pai que vai ao encontro de seus filhos espirituais.

 


Como a paróquia se preparou para receber o bispo diocesano?

 

A paróquia do Coração de Jesus, em Itaúna/MG, alguns meses atrás, recebeu a feliz notícia de que o bispo diocesano, Dom José Carlos de Souza Campos, faria uma visita pastoral entre os dias 20 e 22 de dezembro do ano de 2019. Desde então, sob a liderança de nosso pároco, padre Antônio Carlos Pouza Barbosa, sensibilizamos as comunidades e as lideranças pastorais para o acolhimento do bispo, e para a participação efetiva dos fiéis leigos e leigas nas atividades propostas. Como comunidade viva, aguardamos, cheios de esperança, a chegada do nosso bispo diocesano, sinal da presença viva de Deus no meio de nós. Bendito aquele que vem vindo, em nome do Senhor; bendito aquele que chega trazendo a Boa-Nova de Deus!! Bendito!


Quais as atividades realizadas na visita pastoral?

 

A chegada de Dom José Carlos na paróquia do Coração de Jesus aconteceu às 19h, na matriz de Santanense. A pastoral da acolhida, juntamente com algumas crianças, coroinhas na comunidade, e vários fieis do Coração de Jesus, ficaram responsáveis por uma recepção festiva, alegre e calorosa ao nosso bispo. A celebração eucarística começou logo em seguida, presidida por Dom José e concelebrada por padre Toninho. Em sua reflexão, nosso Pastor, afirmou o motivo da realização de uma visita pastoral: o bispo vem para ver de perto a realidade paroquial; ele vem também  para confirmar a fé do povo de Deus; ainda, vem para nos relembrar alguns artigos da vida cristã que não podemos nem nos esquecer nem deixar de lado. Após a Eucaristia, Dom José se reuniu com todos os conselhos pastorais, tanto de âmbito paroquial quanto  comunitário.


No sábado, logo cedo, após o café na casa paroquial, Dom José Carlos visitou e celebrou na APAC masculina, no bairro Parque Jardim. Também, conversou com lideranças daquela instituição e rendeu graças pelo singular serviço social que a APAC presta tanto à cidade de Itaúna, como toda a região. Após o almoço, Dom José se reuniu com o Conselho para Assuntos Econômicos da paróquia, ressaltando as exigências do nosso tempo que precisam ser observadas e cumpridas. Já no período da noite, Dom José visitou algumas comunidades da paróquia e celebrou a Eucaristia na comunidade de Santa Rita de Cássia.


No domingo, o bispo diocesano presidiu a Eucaristia, na matriz do Coração de Jesus, às 07h da manhã. Em sua reflexão, Dom José fez uma bela catequese sob o tempo do Advento, marcando, também, sua alegria de estar junto àquela parcela do povo de Deus. Após a missa, o bispo diocesano se reuniu com as lideranças e membros de todas as pastorais e movimentos da paróquia. Por fim, no encerramento da visita, Dom José Carlos e padre Toninho almoçaram no convento das irmãs do Divino Coração de Jesus.


A paróquia do Coração de Jesus, de Santanense, em Itaúna/MG, sente-se alegre e cheia de gratidão pela visita de seu Pai e Pastor Dom José Carlos. Na pessoa de seu pároco, padre Toninho, agradecemos a todos que se envolveram nesta visita e proporcionaram este tempo de graça e de paz na vida comunitária de nosso povo. Nosso coração se enche de esperança!!


Texto: Padre Toninho e seminarista Gustavo César.
Fotos: Moacir e Sirley Aparecida.

Notícias Relacionadas

19 jun 17
18 fev 17
23 mai 20
31 mar 16

Parceiros