×

Fim de semana prolongado na cidade para se festejar a padroeira

sábado, 13 de setembro de 14 às 20:39 | Atualizado às 17:17
Fim de semana prolongado na cidade para se festejar a padroeira

Fim de semana prolongado em Pará de Minas. A cidade vai parar na segunda-feira para festejar sua padroeira, Nossa Senhora da Piedade. O feriado religioso é municipal, o que significa que em outras cidades será um dia normal de trabalho.

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade abriu a novena em louvor à padroeira no dia 6 de setembro e desde então está reunindo os fieis todas as noites. O ponto alto da celebração será no dia 15 de setembro, quando a programação será aberta logo cedo, às 7 da manhã, com uma missa.

Às 8 horas, no Cemitério Santo Antônio, será rezada a missa comemorativa aos 57 anos da Confraria Nossa Senhora da Piedade. A escolha do local deve-se ao fato do corpo do Cônego ter sido enterrado lá. Foi ele quem fundou a entidade.

Às 9h30, no Santuário, a missa de padre Washington Leite será dedicada às crianças. Ao meio-dia o toque de sinos vai prestar uma homenagem sonora à padroeira de Pará de Minas.

Às três e meia, padre Moacir presidirá a Oração do Rosário. Às 4h da tarde será rezada uma missa por intenção dos doentes. Às 7h da noite haverá mais uma missa seguida da procissão que percorrerá algumas ruas centrais. A veneração da imagem vai encerrar as festividades.

Apesar da grande devoção aos paraminenses à padroeira, muita gente ainda desconhece o motivo da escolha de Nossa Senhora da Piedade. A explicação vem lá do Museu Histórico e será dada pela historiadora Ana Maria Campos:

 

 

Qualquer pessoa pode ter acesso ao material do Museu Histórico, inclusive com registro fotográfico do desenvolvimento do município até a antiga Matriz de Nossa Senhora da Piedade, demolida em 1971.

O museu recebe o público de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h ao meio dia.

O fim de semana também será lembrado pelos católicos com celebrações alusivas a outros santos de devoção. No distrito de Antunes, em Igaratinga, a comunidade está homenageando Nossa Senhora das Dores.

A festa foi aberta no dia 6 de setembro e confirma para hoje, às 18h30, missa celebrada pelo padre Adilson Neres, seguida de barraquinha com show da banda Cristal.

Amanhã, durante todo o dia, haverá leilões e bingo, com música ao vivo apresentada por Fábio da Viola. Às cinco da tarde, missa sertaneja seguida de procissão luminosa.

Em Onça de Pitangui a comunidade vai celebrar Nossa Senhora Aparecida e o Sagrado Coração de Jesus. A festa terá início amanhã, ao meio dia, com missa em ação de graças, seguida de barraquinha animada, pelo cantor Caninha.

Já em Taboca, no município de Pequi, os devotos vão celebrar San Izidro, neste domingo. A cavalgada terá início às 9 horas antecedendo ao delicioso almoço beneficente, com show da dupla Ailton e Alan.

San Izidro ainda é desconhecido por muitos, mas tem uma história de vida maravilhosa. Ele nasceu na Espanha e ganhou notoriedade quando foi acusado de ficar rezando pela manhã na igreja, em vez de trabalhar.

Além da oração se destacava pela solidariedade, dividindo com os pobres tudo que ganhava com o trabalho. Morreu criança e a partir daí começou a devoção popular.

Notícias Relacionadas

14 nov 17
01 abr 15
22 set 15
04 abr 16

Parceiros